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O sabor do saber Alentejano

Francisco e Mário Arvana com o presunto Varanegra, premiado com oito medalhas de ouro. Destaque para a alcançada no Concurso Internacional de Qualidade para Presunto, em 2019, no âmbito da Feira Internacional de Frankfurt

A Salsicharia Estremocense tem sustentado o sucesso do seu negócio na qualidade e características dos seus produtos e no conhecimento que tem do mercado



A Salsicharia Estremocense (SEL) é uma empresa familiar fundada na década de 80 por Francisco Arvana, depois de este ter adquirido uma unidade que já se dedicava a este negócio e comercializava os seus produtos num pequeno estabelecimento no mercado de Estremoz.

Com o passar do tempo, a qualidade dos seus enchidos, certificada, ao longo dos anos, por dezenas de prémios até aos dias de hoje, foi criando uma apetência crescente nos clientes e uma procura cada vez mais elevada, o que levou o empresário a investir, ainda na década de 80, em novas instalações e equipamentos modernos. O pequeno negócio, que tinha três colaboradores, é hoje uma empresa com mais de 130 pessoas e uma unidade de transformação com 3500 m2 de área coberta. Depois de comercializar os seus produtos no mercado regional, inicialmente, e depois em todo o país, a SEL passou também a exportar, porque a diversificação de mercados é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Hoje, os seus enchidos podem ser adquiridos em países como França, Espanha, Alemanha e Inglaterra, na Europa, nos territórios de Macau e Hong Kong, na Ásia, e em Angola, Moçambique e Guiné Bissau, em África.

Aposta na sustentabilidade

A certificação do seu sistema de qualidade e de todo o seu processo produtivo foram passos lógicos dados por quem concorre num mercado global cada vez mais exigente em relação à qualidade daquilo que compra e à forma como é produzido. Também o foi a aposta da SEL na diminuição da sua pegada ecológica e de carbono através do investimento na construção de depósitos para aproveitamento das águas pluviais, painéis solares para aquecimento de águas, painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica e carros elétricos para a sua equipa comercial, para além da estação de tratamento de águas residuais.

Depois de ter apostado numa nova imagem em 2004, a SEL adotou uma política de qualidade centrada nos clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços que satisfazem todas as suas necessidades. Com esse fim, construiu uma nave destinada à linha de congelados e traçou planos para o alargamento das câmaras de secagem, para um melhor acabamento dos produtos. Para assegurar o controlo de todo o processo produtivo e manter todas as características tradicionais e a qualidade dos presuntos e enchidos que coloca no mercado, a SEL adquiriu 28% das quotas do Matadouro Regional do Alto Alentejo, situado em Sousel. Também estabeleceu parcerias de longo prazo com vários produtores regionais.

12 milhões de euros de faturação

Hoje, a empresa é gerida pela segunda geração da família ligada ao negócio, Sofia e Mário Arvana, e produz frescos e congelados de suínos e ovinos e enchidos tradicionais. Faturou em 2019 “12 milhões de euros e recebeu o estatuto de PME líder relativo a esse ano, por ser uma das empresas mais competitivas do país”, conta Mário Arvana, gestor da empresa.