MENU
dossiê promocional
especial segurança
e cibersegurança | CASOS DE SUCESSO

Escalar e melhorar o desempenho das aplicações

João Abreu, System Engineers Team Leader, da Fortinet

A funcionalidade SD-WAN reduz custos e proporciona maior agilidade às empresas, permitindo aos colaboradores fazerem o seu trabalho com rapidez e eficiência.



O período em que vigorou o estado de emergência, que decorreu em Portugal para atenuar os efeitos da Covid-19, trouxe consigo a implementação, em larga escala, do teletrabalho. Mas muitas organizações dimensionaram as suas firewalls com base no número de delegações e não no de utilizadores ligados remotamente, enfrentando sérios problemas de escalabilidade.

Felizmente, alguns fabricantes não limitam o número de conexões VPN. Porém, oferecer conectividade aos teletrabalhadores é apenas metade do desafio que as organizações enfrentam. Mesmo para as que conseguiram escalar as dos teletrabalhadores à rede de dados corporativa, a execução correta de aplicações críticas para os negócios continua a ser um desafio.

O problema começa com as limitações de muitas redes domésticas. Quando todos os adultos de uma família estão em regime de teletrabalho, precisam de suportar vários dispositivos e tecnologias. Para além disso, pode haver crianças e jovens a ter aulas online, e a interagir com colegas através de redes sociais, por exemplo.

Uma solução poderosa

Na maioria das circunstâncias, uma rede doméstica suporta a participação de um utilizador numa videoconferência. Mas quando várias pessoas precisam de usar a mesma aplicação de vídeo em simultâneo, o desempenho pode diminuir rapidamente. Uma solução possível para o problema é trabalhar com o operador de internet para melhorar a largura disponível de banda. Mas, mesmo assim, a priorização das aplicações permanece crítica.

Este desafio é especialmente difícil para os superutilizadores remotos de uma organização, grupo que inclui administradores de sistemas de gestão remota de redes, pessoal de suporte técnico que precisa resolver problemas de dispositivos de trabalhadores remotos, ou executivos que precisam de aceder, em tempo real, a grandes volumes de dados. A sua capacidade de realizar o seu trabalho pode ser especialmente afetada pelo baixo desempenho das aplicações, devido aos limites de largura da banda. Neste caso, ter uma pequena FortiGate como dispositivo de desktop pode ser uma solução poderosa para gerir a largura da banda, otimizando e priorizando o uso das aplicações. A mesma funcionalidade está disponível para milhares de aplicações SaaS mais comuns e de armazenamento na nuvem e pode fornecer conectividade wifi de desempenho elevado para dispositivos sem fios. Além disso, suportam e protegem o tráfego de voz, permitindo que os superutilizadores tenham acesso total a todos os serviços telefónicos.

Desempenho escalável

Quando sairmos desta crise, é improvável que as coisas voltem ao que eram antes. Haverá certamente mais pessoas a trabalhar de casa, ou a fazê-lo em mais ocasiões. E as equipas encarregadas do Plano de Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres (BCDR) das empresas precisarão de fornecer, aos seus funcionários, tecnologias de acesso remoto adequadas.

A vantagem fundamental de estender a funcionalidade SD-WAN a trabalhadores remotos, especialmente superutilizadores, não é apenas o fato de poderem usufruir de acesso remoto a qualquer momento, mas também de obter desempenho dinamicamente escalável, independentemente da disponibilidade da sua rede local. Trata-se, afinal, de uma virtualização da rede WAN, capaz de conectar ambientes distantes entre si. Reduz custos e proporciona maior agilidade às empresas, permitindo aos colaboradores fazerem o seu trabalho com rapidez e eficiência.