MENU
dossiê promocional
especial PME | painel de notícias

Empresas migram para a cloud para reduzir custos


SEGUNDO A ACCENTURE, a maioria das empresas migra para a cloud para reduzir custos e não por estratégia. A conclusão está espelhada no relatório Ever-ready for Every Opportunity: How to Unleash Competitiveness on the Cloud Continuum, da Accenture, que refere também que o foco na redução de custos pode colocar as organizações em desvantagem competitiva quando comparadas com as que investem em cloud de forma mais estratégica. Segundo a análise da consultora, apenas 13% das empresas que trabalham com nuvem o fizeram de maneira mais estratégica. Já cerca de 23% investiram nessa solução a pensar apenas na parte financeira, enquanto 64% não têm um modelo operacional definido.

O relatório da Accenture revela ainda que, apesar de nos próximos três a cinco anos as empresas planearem migrar, em média, mais de dois terços das suas workloads para a cloud, apenas metade estará a utilizar todo o potencial da cloud nas suas várias formas para transformar o dia a dia das suas operações, realizar projetos de investigação e desenvolvimento ou modernizar aplicações para responderem às necessidades do negócio. A Accenture define as organizações que lideram na cloud como Continuum Competitors. Representam cerca de 12%-15% dos inquiridos, dependendo da região, e destacam-se por alargarem a experiência que tiveram com a cloud pública aos seus data centers privados e transformarem o dia a dia das suas operações. Além disso, os Continuum Competitors, como, por exemplo, a Carlsberg, citada pelo estudo, apresentam duas a três vezes maior probabilidade de inovar, automatizar e reprojetar o seu trabalho de investigação e desenvolvimento.

Ao estudar o uso que os Continuum Competitors fazem da cloud, a Accenture identificou quatro abordagens de cloud aplicáveis a qualquer organização: saber para onde pretende que o continuum o conduza, estabelecer práticas cloud que ofereçam suporte e ampliem tecnologias, acelerar a inovação para proporcionar experiências excecionais e oferecer um compromisso estratégico contínuo.

Este relatório teve por base um inquérito da Accenture a cerca de quatro mil executivos C-Suite, de organizações dos sectores público e privado em todo o mundo.