MENU
dossiê promocional
especial PME | painel de notícias

Portugal reforça competitividade digital


DO CONJUNTO DE 64 ECONOMIAS ANALISADAS, o ranking IMD Digital Competitiveness coloca Portugal na 34.ª posição mundial em termos de competitividade digital. Na mais recente análise da IMD, a competitividade nacional voltou a ganhar espaço no panorama internacional, com uma subida de três posições face ao ano passado, recuperando, assim, o lugar que ocupava no ranking de 2019. A subida mais significativa de Portugal ocorreu no indicador de Preparação para o futuro (ao passar da 41.ª para a 38.ª posição), pelo facto de o país ter evoluído em relação à sua atitude de adaptação e à maior integração de tecnologias de informação (TI). No entanto, o estudo conclui que se verifica uma lacuna na utilização de ferramentas digitais, como big data e analytics, o que está a atrasar a evolução a nível nacional e faz com que o país não tenha maior agilidade empresarial.

No indicador Conhecimento houve uma subida de uma posição, da 33.ª, no ano passado, para a 32.ª este ano, justificada pelo talento e pela concentração científica existente no país. No indicador de Tecnologia manteve o mesmo lugar..Mundialmente, os EUA continuam a liderar o ranking dos países mais competitivos no digital. O sucesso continua a ser justificado pelas atitudes de consumo altamente reativas, a prevalência doméstica da tecnologia e a confiança das empresas no capital de risco acessível. Seguem-se Hong Kong, na segunda posição, e Suécia, na terceira. Hong Kong destacou-se pela liderança em licenciados em ciências e também pela liderança da exportação de bens de alta tecnologia, em proporção com todas as suas exportações de produtos manufaturados. Segundo o IMD, o terceiro lugar dos suecos no ranking foi alcançado, em grande parte, pela forte economia de conhecimento e desenvolvimento de talento do país e pela perceção empresarial global de que o país acolhe facilmente competências digitais e tecnológicas.

Depois de no ano passado integrarem o top 3, este ano a Dinamarca e Singapura passaram para a quarta e quinta posições, respetivamente. O IMD Digital Competitiveness Ranking avaliou 64 economias mundiais e baseia-se na avaliação de três indicadores: Conhecimento, que captura a infraestrutura intangível necessária para as dimensões de aprendizagem e descoberta da tecnologia; Tecnologia, que quantifica o cenário de desenvolvimento de tecnologias digitais, e Preparação para o futuro, que examina o nível de preparação de uma economia para assumir a sua transformação digital. A análise é feita pelo Institute for Management Development (IMD), que em Portugal conta com a parceria da Porto Business School no que concerne a dados relativos ao nosso país.