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especial saúde | entrevista

O seguro de saúde pode fazer a diferença

Tiago do Couto Venâncio, CEO da Aegon Santander

Através dos seguros, o consumidor dispõe de um leque de alternativas mais alargado e pode ser tratado mais rapidamente





D adas as suas vantagens para a sociedade, Tiago do Couto Venâncio, CEO da Aegon Santander, acredita que no futuro as seguradoras poderão ter um papel importante na prevenção dos cuidados de saúde, estimulando e promovendo a adoção de hábitos de vida saudáveis por parte dos seus clientes.

A pandemia de Covid-19 está a conduzir o sector da saúde para uma nova realidade, onde a prevenção deve ser o mote e a disponibilidade de pessoas, meios e medicamentos uma realidade. Qual será o papel das seguradoras no futuro?

As seguradoras têm um papel importante na facilitação do acesso das pessoas a cuidados de saúde. Este facto tem ainda mais relevância quando se trata de atos médicos que envolvem recursos financeiros mais elevados. Através dos seguros, o consumidor dispõe de um leque de alternativas mais alargado e pode ser tratado mais rapidamente. Qualquer destas vantagens pode ter um impacto considerável na sua condição de saúde e, no limite, na sua vida. Por outro lado, o acesso direto ao mesmo serviço sem o seguro seria incomportável, em termos de custo, ou teria um elevado impacto na economia familiar de uma parte significativa da população.

Pensando no papel da prevenção nos cuidados de saúde e nas suas vantagens para a sociedade, as seguradoras podem ter uma função importante nesta área, estimulando e promovendo a adoção de hábitos de vida saudáveis nos seus clientes.

As pessoas serão muito mais exigentes daqui para a frente em relação ao sector da saúde e à sua empresa seguradora em particular? De que forma é que a Aegon Santander irá responder aos seus desejos e necessidades?

O grau de exigência nos serviços de saúde tem acompanhado o desenvolvimento da sociedade. É um mercado com potencial de crescimento, mas já com maturidade relativamente à expectativa e grau de satisfação do cliente. A pandemia talvez tenha trazido maior visibilidade à importância de se terem alternativas no acesso aos cuidados de saúde. Num contexto em que a capacidade do SNS tem sido testada, o seguro de saúde é uma alternativa que pode fazer a diferença. Acredito que pode sair mais valorizada a extensão e capilaridade da rede de prestadores associada ao seguro. A existência de serviço na área geográfica do cliente pode ganhar mais relevância. O acesso a serviços digitais, como a telemedicina e outros que sejam desenvolvidos, prestados por profissionais de saúde que deem ao cliente alternativas cómodas e de confiança, podem vir a ser mais usados.

Estão também identificados desafios como o envelhecimento da população e a gestão de futuros episódios pandémicos e o que isso implicará no ajuste da oferta para acomodar essas necessidades. Estas são áreas em que temos refletido, encontrando soluções que incluímos na nossa oferta e que, estou certo, vamos reforçar no futuro.

Através dos seguros, o consumidor dispõe de um leque de alternativas mais alargado e pode ser tratado mais rapidamente

Ninguém estava preparado para os efeitos da pandemia na saúde, na economia e na sociedade. Como é que a Aegon Santander geriu a empresa e as suas pessoas para atenuar o efeito da ação do vírus nos seus colaboradores e no seu negócio?

No nosso caso, o teletrabalho era uma prática utilizada pontualmente, como forma de compatibilizar a vida profissional com a pessoal. Assim, conseguimos colocar todos os colaboradores em teletrabalho, em apenas 72 horas, com agilidade, estabelecendo a sua segurança como prioridade e mantendo a prestação dos serviços com a qualidade habitual.

Como nos preocupamos sempre com a proteção e o bem-estar dos nossos clientes, assumimos que queríamos estar ao seu lado neste momento de grande incerteza desde o início. Logo em março de 2020, deixámos de aplicar a exclusão de pandemias, nomeadamente no SafeCare Saúde, o nosso seguro de saúde. Abrimos também a todos os nossos clientes e aos do Banco Santander, independentemente de terem ou não seguro connosco, a App SafeCare, possibilitando consultas médicas por telefone ou videochamada sem custos nem limites de utilização.

Estou satisfeito com o desempenho da equipa da Aegon Santander. O seu profissionalismo, dedicação e capacidade são uma constante, cumprindo diariamente o seu propósito: cuidar do cliente. Terminámos o ano com a atribuição do prémio Cinco Estrelas na categoria de seguros bancários, uma avaliação feita por clientes, e com um resultado destacado no top 10 do Índice de Excelência 2020, que reflete o grau de satisfação dos nossos colaboradores.

Para criar relações de confiança com os clientes é fundamental ouvi-los e perceber o que mais valorizam

Quais são as atuais soluções de seguros de saúde da Aegon Santander e o que é que asseguram?

Com a gama SafeCare Saúde, temos uma oferta bastante ampla no segmento da saúde, uma solução para cada tipo de cliente. Temos opções para os que querem um seguro robusto, que inclua as despesas de rotina no ambulatório, capitais bem dimensionados no internamento hospitalar e ainda uma proteção em caso de diagnóstico de doenças graves, dando acesso a serviços médicos de referência, nacionais ou internacionais. Temos também soluções para quem necessite de aceder a serviços médicos de forma quase imediata, a baixos custos, opção valorizada por muitos clientes, tendo em conta a degradação económica que afeta atualmente empresas e famílias. Para fazer face aos grandes riscos, nomeadamente doenças graves, temos ainda soluções específicas, valorizadas por quem possa ser beneficiário de seguros corporativos ou de algum subsistema de saúde. Este ano pretendemos alargar a nossa oferta na área dos seguros corporate com uma solução ampla e flexível.

A compra de um seguro de vida/saúde implica, primeiro que tudo, o estabelecimento de uma relação de confiança entre o segurado e a seguradora. Quais são os compromissos principais que a Aegon Santander assume com cada um dos seus clientes?

Para criar relações de confiança é fundamental ouvi-los e perceber o que mais valorizam, orientando a nossa forma de atuar na procura das soluções mais inovadoras e excedendo, sempre que possível, as suas expectativas. Os compromissos que assumimos com os nossos clientes estão bem patentes na nossa missão, que é proteger as pessoas e cuidar daquilo que lhes é mais precioso: a saúde, a família e os bens. É este o espírito que guia a nossa forma de atuar e que queremos ver plasmado nos serviços que prestamos, com os devidos ajustes, conforme a natureza de cada tipo de seguro. É com base nisso que gostaríamos que os clientes nos reconhecessem.