MENU
dossiê promocional
especial poupança | painel de notícias

59% dos portugueses já compram online


O CONFINAMENTO CONSTITUIU UMA OPORTUNIDADE para o comércio digital em Portugal, que desde 2018 quase duplicou o número de compradores. De acordo com uma análise do Observador Cetelem, durante o segundo confinamento 59% dos portugueses recorreram ao comércio digital, mais 5% face ao registado em junho de 2020.

Por outro lado, durante o segundo confinamento, 11% dos inquiridos afirmaram ter experimentado pela primeira vez comprar online – com 5% a afirmarem que continuarão a fazê-lo e 6% que ainda não sabem.

Do conjunto dos inquiridos, 29% referiram que já compravam online, mas que com o confinamento reforçaram ainda mais essa opção de compra (eram 26% em junho de 2020).

Cerca de metade da faixa etária entre os 25 e os 34 anos inquirida também referiu ter aumentado as suas compras online. Segundo o Observador Cetelem, a pandemia foi um verdadeiro impulsionador do e-commerce. Vejamos: em 2018 apenas 32% afirmavam comprar online, em 2019 passaram a 38% e agora são 59% os portugueses que pelo menos já experimentaram esta via para realizar as suas compras.

Uma ressalva, contudo, para o facto de, apesar de o e-commerce ser uma tendência cada vez maior na forma de compra dos portugueses, 54% dos inquiridos dizem ainda dar preferência às lojas físicas, 40% irão utilizar tanto as lojas online como as físicas e apenas 6% dará preferência às online. Na faixa etária dos 18 aos 44 anos, a resposta dominante aponta para a alternância entre as lojas físicas e digitais. Já dos 45 aos 64 anos há uma preferência pelas lojas físicas. No entanto, para se sentirem seguros nas lojas físicas, os portugueses esperam que as lojas controlem o número de clientes dentro do espaço (54%), alarguem o horário de funcionamento para garantir melhor gestão dos fluxos de clientes (44%) e tenham postos de venda higienizados com sistemas de ventilação adequados (40%). Por outro lado, 26% querem continuar a ter entregas ao domicílio e 22% gostariam que as lojas permitissem fazer pedidos online com um ponto específico para levantamento. Este inquérito do Observador Cetelem foi realizado pela Nielsen e teve por base uma amostra representativa de mil indivíduos residentes em Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.