MENU
dossiê promocional
especial saúde | entrevista

O nutricionista está à distância de um clique

André Santos, CEO da Nutrium

Mais de 100 mil profissionais de nutrição, em mais de 20 países, usam o Nutrium para melhor acompanhar mais de um milhão de pacientes





A ndré Santos, CEO da Nutrium, explica que a plataforma permite a cada paciente consultar o plano alimentar e as recomendações do seu nutricionista e contactá-lo diretamente a qualquer momento.

A pandemia está a mudar a forma de nos relacionarmos em sociedade e de trabalhar. Qual foi o principal impacto na forma de nos alimentarmos?

Ainda é cedo para percebermos o impacto real da pandemia na alimentação dos portugueses. Mas os primeiros dados apontam para um impacto bastante negativo. A Direção-Geral da Saúde fez um estudo durante a pandemia em que 41,8% dos inquiridos responderam que mudaram a sua alimentação para pior.

Quer seja por alterações no horário de trabalho, pela maior tendência para encomendar refeições ou pelo stress que a pandemia trouxe, a alimentação saudável acabou por ficar um pouco para trás. Por outro lado, há dados a indicar que pessoas com doenças associadas ao sedentarismo e a uma má alimentação, como obesidade, tensão arterial ou diabetes, constituíram grande parte dos óbitos e internamentos por covid-19. Isto mostra o grande peso da alimentação na saúde das pessoas e, mais uma vez, a necessidade urgente de se modificarem hábitos alimentares e de se apostar na saúde como um todo.

Quais são as principais lições a retirar da pandemia para enfrentar os grandes desafios nutricionais e alimentares da próxima década?

A aposta em hábitos alimentares saudáveis deverá ser a tendência da próxima década. A ideia de que só se precisa de um nutricionista quando se quer perder peso está ultrapassada. Há cada vez mais pessoas a procurar profissionais para aprenderem a comer de forma mais saudável e melhorarem a sua qualidade de vida, independentemente do seu peso. O modelo online chegou para ficar, pois permite que sejam acompanhadas por nutricionistas experientes sem terem de se deslocar a consultórios, o que diminui o tempo perdido e aumenta a probabilidade de manutenção de um acompanhamento nutricional regular.

O nutricionista à distância de um clique é hoje possível, com resultados comprovados.

A informação é essencial ao conhecimento e à rapidez com que se encontram respostas e soluções. Qual a importância da existência de empresas como a Nutrium neste campo?

Hoje, mais do que nunca, temos a informação na ponta dos dedos, e qualquer questão pode ser respondida em segundos. Mas será que a resposta que recebemos é a correta? Vivemos numa era de contrainformação, em que por vezes é difícil distinguir o facto científico da opinião. A alimentação é uma das áreas mais afetadas por este paradigma. Há tanta informação sobre comida saudável, produtos milagrosos e dietas da moda que, mais do que nunca, é essencial ajudar as pessoas a distinguir a ficção da realidade e a procurar soluções seguras e eficazes, sem extremismos.

Muitos de nós temos no telemóvel dados sobre a nossa atividade física, hábitos alimentares ou ingestão de água. É importante que essa informação seja aproveitada para melhorar o nosso bem-estar e saúde. É aí que a Nutrium entra. Ao aproximar os nutricionistas dos pacientes e permitir um acompanhamento constante, ajuda à criação de hábitos mais saudáveis e contribui para a aprendizagem de formas seguras e duradouras de se ter uma alimentação adequada para se conseguir progressos reais e conscientes. Com a Nutrium, a informação sobre a atividade física ou alimentação das pessoas facilita o trabalho do nutricionista e aumenta as probabilidades de sucesso no acompanhamento nutricional.

A missão da equipa da Nutrium é ajudar milhões de pacientes em todo o mundo a criar hábitos de alimentação saudáveis e sustentáveis

Quais são as principais ferramentas e soluções que a empresa disponibiliza e quem são os seus utilizadores? Porque é que escolhem a Nutrium?

Fundada em 2015 por André Santos (CEO), Diogo Alves (COO), Pedro Carneiro (CTO) e Pedro Maia (CFO), a Nutrium começou com a criação de um software de nutrição. Permite aos nutricionistas acompanhar os clientes diariamente e otimizar as consultas de nutrição, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para o efeito, como integração de videoconferência, pagamentos online, criação de planos alimentares com análise nutricional, questionários pré-consulta, agendamento de consultas online e uma aplicação móvel prática e segura para pacientes.

A partir da app da Nutrium o cliente pode consultar o plano alimentar e as recomendações do seu nutricionista e contactá-lo diretamente a qualquer momento. Pode registar a sua atividade física, consumo de água e alimentar diário, permitindo ao profissional acompanhar, em tempo real, aquilo que se passa com cada paciente. Os nutricionistas escolhem a Nutrium por uma razão simples: é um software completo, seguro e em constante melhoria por um preço justo.

Hoje em dia estamos a apostar na diversificação da nossa oferta, de forma a chegarmos a mais pessoas. Recentemente lançámos o Programa Nutrium de Bem-Estar para empresas, que permite a qualquer organização oferecer aos seus colaboradores um acompanhamento com nutricionistas de excelência, um plano alimentar 100% personalizado, workshops e conteúdos exclusivos da área da saúde e nutrição e o acesso a uma aplicação móvel gratuita com ligação direta ao nutricionista e ao plano alimentar.

Quais têm sido os principais avanços conseguidos pela Nutrium até hoje e quais os principais projetos para o futuro?

A missão da Nutrium é ajudar milhões de pacientes em todo o mundo a criar hábitos de alimentação saudáveis e sustentáveis, escalando o acompanhamento nutricional através da tecnologia. A empresa nasceu em 2015 em Portugal. Em 2016 entrámos no Brasil, onde temos hoje mais de 35 mil nutricionistas registados. Em 2017 entrámos em Espanha, onde somos hoje líderes de mercado, e também no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 2019 chegámos ao México e à Argentina e em 2020 a França e Itália. Um dos próximos passos será consolidar o nosso software de nutrição como um dos mais utilizados em todo o mundo, abrindo novas geografias como a Alemanha e Austrália. A nossa trajetória passa também por ganhar representatividade do lado do paciente no segmento empresarial, com o programa Nutrium para empresas.

O que é a Nutrium

A Nutrium é uma plataforma que pretende ajudar cada vez mais pessoas em todo o mundo a criar hábitos alimentares mais saudáveis, aproximando os nutricionistas dos seus pacientes através de tecnologia. Inclui todas as funcionalidades necessárias para otimizar consultas de nutrição e permitir aos nutricionistas acompanhar os clientes diariamente. É atualmente utilizado por mais de 100 mil nutricionistas e parceiros, em mais de 20 países, destacando-se no mercado como uma das soluções mais completas e fiáveis para profissionais de nutrição a nível mundial.

A aplicação móvel da Nutrium, que os nutricionistas podem oferecer aos seus pacientes, tem mais de um milhão de registos. Em Portugal é utilizada por mais de mil profissionais.