MENU
dossiê promocional
especial saúde | painel de notícias

Europeus querem alimentos mais sustentáveis


UM INQUÉRITO EUROPEU REALIZADO no âmbito do projeto Eat4Change revelou que 87% dos portugueses acham que se deve consumir alimentos mais amigos do planeta. Mas uma percentagem significativa considera que as opções sustentáveis são demasiado caras e 78% indicam que nem sempre são fáceis de identificar nos súper e hipermercados. Isso faz com que 66% sintam que não sabem como comprar sustentável.

Nos restantes países europeus onde o inquérito foi realizado as conclusões são semelhantes. Os seus cidadãos também querem comer de forma mais sustentável, mas não possuem conhecimentos suficientes que lhes permitam comprar e consumir alimentos que tenham sido produzidos sustentavelmente. No entanto, apenas 52% dos inquiridos nos outros países europeus onde o estudo foi realizado sabem que os alimentos que produzimos e consumimos têm um impacto negativo sobre o ambiente. Esse número sobe para 65% no nosso país.

Os portugueses inquiridos estão preocupados com os impactos causados pelos alimentos produzidos e consumidos em grande escala em termos de poluição (94%), perda de biodiversidade (94%), destruição de habitats (93%), aquecimento global (94%) e alterações na qualidade de lagos, rios e oceanos (94%). Estas preocupações foram partilhadas a nível dos restantes países europeus incluídos no estudo, embora as médias de percentagens sejam mais baixas e rondem entre os 77% e os 80%.

O projeto internacional Eat4Change, financiado pelo programa da Comissão Europeia Development Education and Awareness Raising (DEAR), é coordenado pela World Wild Forum Finlândia. Arrancou em maio 2020 e terminará em abril de 2024. A iniciativa tem como principal objetivo promover a transição para dietas sustentáveis através da adoção de práticas de produção mais sustentáveis. É um trabalho realizado em conjunto com empresas e autoridades.