MENU
dossiê promocional
especial saúde | bolsa de negócios

Seis ideias de negócios de saúde para empreendedores


Q uando se pretende abrir uma empresa de assistência médica, ou outra qualquer, deve começar-se por delinear um plano de negócios e registar a empresa. Por isso investigue tudo o que precise para criar e gerir a sua, incluindo as fontes de financiamento, para assegurar a sua sustentabilidade no tempo e fazê-lo com segurança e legalmente antes de avançar. Eis algumas ideias para o inspirar:



SITE DE INFORMAÇÕES DE SAÚDE
Se tem experiência na área da saúde ou acesso fácil e alargado a pessoas que a têm, considere a criação de um site para fornecer informações e conselhos sobre o tema. Pode conseguir contribuições de especialistas em troca da publicidade no site e incluir todo o tipo de conteúdos, desde podcasts e vídeos do YouTube até aulas online. Faça posts em blogues e nas redes sociais, mas não comece nada sem fazer alguma pesquisa de mercado, para descobrir o espaço que pode ser preenchido por si, e não se esqueça de que precisa de encontrar fontes de receita viáveis para tornar o seu negócio sustentável.


SERVIÇOS DE TRANSCRIÇÃO MÉDICA
São aqueles que transcrevem gravações de voz de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde em documentos escritos para registos de pacientes. A tecnologia de reconhecimento de voz melhorou a eficiência da transcrição médica, mas ainda são necessárias pessoas com esta especialidade para rever e corrigir as transcrições, de forma a garantir que são precisas. Este é um bom negócio para gerir a partir de casa, pois todo o trabalho pode ser feito digitalmente.


GESTÃO DE REGISTOS MÉDICOS
Crie um serviço para gerir registos médicos para hospitais, clínicas e consultórios médicos. Inicialmente pode trabalhar com os seus clientes para identificar os melhores sistemas de gestão de registos para cada caso, para depois os implementar e dar formação à sua equipa sobre os sistemas.


DESENVOLVA UM APLICATIVO DE SAÚDE
Os prestadores de cuidados de saúde estão a recorrer cada vez mais a aplicativos móveis para rastrear, registar e gerir dados médicos. Se tiver conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de aplicativos, pode criar o seu direcionado ao sector da saúde.


CENTRO DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Os fisioterapeutas ajudam os pacientes a recuperar de lesões. Os terapeutas ocupacionais auxiliam os pacientes a realizar tarefas do quotidiano, como vestirem-se ou alimentarem-se. Ambas são áreas onde é necessária certificação, mas há vantagens na sua colocação sob o mesmo teto. E pode sempre contratar especialistas fora.


CENTRO DE CUIDADOS PARA DIABÉTICOS
A abertura de um centro de atendimento para diabéticos pode ajudar estes pacientes a melhorarem a sua qualidade de vida, oferecendo aconselhamento nutricional, diálise e outros serviços médicos. Também pode oferecer cuidados preventivos, como informações sobre hábitos alimentares saudáveis e grupos de apoio para diabéticos.