MENU
dossiê promocional
especial saúde | painel de notícias

Pequenas unidades de saúde são mais vulneráveis a ataques cibernéticos


UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO realizado pela empresa de segurança cibernética norte-americana CyCognito revela que os hospitais e outras unidades de saúde de menores dimensões estão mais sujeitos a ataques cibernéticos para roubo de protocolos de internet, implantação de ransomware e recolha de dados para venda na dark web.

Em entrevista ao site Healthcare IT News, o CEO da empresa, Rob Gurzeev, defendeu que os sistemas de saúde estão em risco crescente devido a não prestarem suficiente atenção às pequenas unidades de saúde, os pontos de entrada mais acessíveis aos criminosos cibernéticos. “Procuram primeiro as entidades e hospitais de menores dimensões, porque são vias de penetração menos resistentes para as redes, aplicativos e bases de dados dos grandes sistemas de saúde”, explicou. Disse também que as melhores práticas determinam que os sistemas de saúde descubram todos os seus ativos digitais expostos para os testarem em relação a riscos de segurança, de forma a serem eliminados. Estes passos básicos têm de ser executados continuamente para gerir com eficácia o risco de um ataque de maiores dimensões.

A pesquisa da CyCognito incluiu sistemas de saúde com receitas superiores a mil milhões de dólares (cerca de €860 milhões) nos Estados Unidos e 19 hospitais.