MENU
dossiê promocional
transformação digital | casos de sucesso

A Masterlink é incontornável para a transformação digital

Daniel Gomes, CEO da Masterlink

Com uma tecnologia própria, esta empresa portuguesa dá autonomia aos profissionais na criação de soluções digitais para as diferentes áreas de negócio





U m relatório publicado pela Sage, de 2022, revelou que as pequenas e médias empresas (PME) estão hoje mais dependentes da tecnologia e que a falta de competências digitais se tornou num dos principais obstáculos ao seu crescimento.

Este estudo não é o primeiro a mostrar a escassez de recursos humanos especializados em tecnologias digitais. O crescimento constante da procura por este tipo de competências supera muito a oferta, o que está a aumentar a dificuldade em encontrar profissionais qualificados.

Este desafio não é novo nem exclusivo das PME, mas é preciso encontrar soluções para resolver esta situação. A Masterlink Business Innovation percebeu antecipadamente esta tendência e há alguns anos decidiu ajustar o seu posicionamento estratégico e investir na sua própria tecnologia, transformando o seu negócio e criando a plataforma Masterlink, uma tecnologia no code.

Em Portugal há mais de 20 anos, partiu da prestação tradicional de serviços SI para o desenvolvimento da sua plataforma de automatização de processosm e assim dar uma resposta objetiva à escassez de competências digitais no mercado. A empresa passou, acima de tudo, a valorizar mais as pessoas e a capacitá-las, como salienta o seu CEO, Daniel Gomes.

“A tecnologia pela tecnologia não serve qualquer propósito”, defende o gestor, acrescentando que “tem de existir, ser facilitadora, capacitadora e ser aplicada para entregar valor às organizações e às pessoas”. Evidencia também que com esta tecnologia os profissionais não precisam de ter um curso de cinco anos e experiência de 10 em programação, já que “com apenas um consultor consegue-se atingir o resultado de 10 pessoas”, explica.

Com esta plataforma qualquer pessoa fica capacitada para transformar ideias em soluções de negócio

Foco na transformação digital

A transformação é um processo contínuo na Masterlink, que progride à medida que a sua plataforma evolui e amadurece. Para que isso aconteça, investe fortemente em competências próprias, aquisição de novo talento e relações com parceiros especializados, sempre com foco na inovação e qualidade.

A transformação digital das organizações é estratégica, como destaca o diretor de Marketing e Operações da empresa, Nuno Rosa, defendendo que “a abordagem no code pode não resolver todos os problemas, mas soluciona uma parte significativa deles”. Afirma também que “vai contribuir para aliviar a pressão resultante da falta de especialistas e tornar mais sustentável a resposta a esta necessidade urgente, diria mesmo emergente, que o mercado está a sentir para a sua transformação digital”.

A Masterlink tem uma experiência comprovada e a sua tecnologia há muito passou a fase de estágio. Com base nela já foram desenvolvidas centenas de aplicações de dezenas de clientes dos sectores público e privado, soluções de elevada complexidade e exigência, que, em alguns casos, suportam milhões de acessos por mês.

Nuno Rosa, diretor de Marketing e Operações da Masterlink

Tecnologia Masterlink em cloud

A tecnologia Masterlink é uma plataforma no code, entregue em cloud, como platform as a service (PaaS). Quando o cliente subscreve o licenciamento, tem acesso a um serviço completo, que inclui infraestrutura, software e suporte. Tudo num único pacote, o que torna mais ágil a adoção da tecnologia. Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento sem a necessidade de programação ou de conhecimento tecnológico, e portanto direcionada para não técnicas.

Funciona em ambiente web, com acesso fácil a partir de qualquer dispositivo com internet. A plataforma da Masterlink potencia a democratização do desenvolvimento de aplicações, pois dá autonomia a profissionais de diferentes áreas. Este processo incentiva os colaboradores não especializados em tecnologia a tornarem-se aptos a participar ativamente na transformação digital da sua organização.

Com a plataforma Masterlink, qualquer colaborador fica capacitado para transformar ideias em soluções de negócio. Para Nuno Rosa, esta é uma das grandes vantagens da utilização desta plataforma.

“Num momento de grande escassez de recursos técnicos, o desenvolvimento de um novo sistema de informação é um processo exigente, caro e demorado, que absorve muito tempo e concentração às operações de SI/TI”, diz. Defende que com a plataforma da Masterlink “o centro de atuação passa para as áreas de negócio. As áreas técnicas passam a assumir um valor estratégico crucial na regulação e auditoria deste tipo de serviços e reduzem significativamente a sua pressão operacional”.

A empresa também oferece um plano de formação e certificação e serviços de consultoria que lhe permitem ação direta no mercado e apoio especializado aos seus parceiros.

Estratégia de parcerias

A Masterlink procura alargar o seu posicionamento no mercado através do estabelecimento de uma rede de parceiros, contribuindo para acrescentar valor aos seus negócios e posicionamento no mercado. Exemplo disso é o trabalho efetuado com a OnGlobal Solutions.

Segundo o seu managing partner, João Fernandes, a sua empresa encontrou na Masterlink uma tecnologia que acelera a implementação das soluções idealizadas pelos clientes e assegura uma dinâmica imprescindível para fazer face aos desafios de negócio e regulatórios. “É a plataforma ideal para completar o nosso portefólio de soluções tecnológicas, consolidando uma visão 360º da gestão de processos”, defende.

A parceria com o grupo PahlData é outro exemplo de complementaridade e agregação de valor. “A PahlConsulting orienta a sua ação para a resposta aos desafios dos clientes e resolução de problemas concretos das suas organizações”, conta Paulo Alvarez, managing partner da organização. E explica que se associou à Masterlink “porque detém uma excelente plataforma e por partilharmos uma visão orientada para a qualidade de serviço e para a criação de valor concreto para as empresas, onde as necessidades e objetivos do cliente ocupam a posição central”.

A Masterlink tem um programa de parceiros que se baseia no relacionamento próximo, reconhecimento de valor a adicionar, incentivo e apoio à venda e formação. O sucesso dos parceiros é o da Masterlink e o foco na satisfação do cliente é o valor fundamental da parceria.