MENU
dossiê promocional
transformação digital | casos de sucesso

Surforma renova infraestrutura e implementa solução de Managed Services com a CPCECHO

A empresa do Grupo Efanor realinhou o sector de TI e implementou novas soluções de managed services, ERP e infraestrutura para suporte





E mpresa do Grupo Efanor, a Surforma nasceu em 1959 como Sociedade Nacional de Estratificados, a origem do acrónimo e do Grupo Sonae. É um produtor de referência no sector de painéis laminados decorativos de alta pressão e está ativa sobretudo nos mercados da Europa, América do Norte e África do Sul, diretamente ou através de outras empresas do grupo.

A estratégia da Surforma assenta, de forma significativa, na inovação, o que implica o lançamento regular de novos produtos no mercado. Segundo José Saraiva, o seu head of IT and administrative services, “a empresa necessitava de uma solução à medida que permitisse um maior alinhamento com a sua estratégia e dinamismo”. Mas, em simultâneo, necessitava de controlar custos, o que implicava a implementação das soluções adequadas, a otimização de processos e a aceleração e alargamento da sua transformação digital.

Solução completa

Após analisar várias alternativas, a Surforma encontrou um parceiro com uma equipa alinhada com a sua estratégia, capaz de apresentar uma solução completa que respondia assertivamente aos seus objetivos, a CPCECHO. Após o processo de identificação de necessidades e da auditoria de infraestrutura, foi implementada uma solução completa e equilibrada de managed services, efetuada a reengenharia de infraestrutura, um novo ERP (MS Dynamics 365 BC) e ferramenta de reporting (MS PowerBI), em conjunto com a CPECHO e a CPCIT4ALL. “No nosso entender, esta capacidade de coordenação e cooperação com diversas entidades é uma importante mais-valia, já que permite a avaliação e a seleção das diferentes soluções pré-analisadas”, refere José Saraiva, acrescentando que “a solução de TI implementada é um facilitador do lançamento de novos produtos e dos seus processos, o que permite à empresa chegar ao mercado global de forma mais rápida e eficiente, aspeto-chave numa indústria altamente competitiva”. A Surforma teve acesso às diferentes unidades internas da CPCECHO para assegurar a implementação célere e bem-sucedida da infraestrutura, nomeadamente das unidades de hybrid IT, que garantiram toda a infraestrutura de suporte ao negócio, com hardware HPE e Nutanix, Aruba para a área de networking.

Benefícios internos e para o negócio

Com esta parceria, a Surforma não necessita de acomodar uma equipa interna técnica de TI. Fica, assim, “focada na criação de valor para o seu negócio, enquanto a CPCECHO gere os recursos técnicos com base nos níveis de serviço acordados”, explica José Saraiva. Isto foi importante no processo de implementação do compacto de proteção balística na empresa, produto que representa uma revolução tecnológica e que ganhou mais relevância face à situação de instabilidade atual. O processo exigiu uma série de novas configurações, implementadas de forma rápida, suave e com elevada autonomia, dos vários departamentos da equipa interna. “Numa área em constante evolução, temos de acompanhar os desenvolvimentos mais recentes com melhorias avaliadas e enquadráveis no âmbito dos managed services”, diz ainda José Saraiva.