MENU
dossiê promocional
transformação digital | casos de sucesso

As vantagens da realidade virtual

A equipa da WaveFunction VR em team building na realidade virtual

Tecnologia permite simular, de forma imersiva e realista, qualquer tipo de cenário, equipamento ou situação





A WaveFunction VR é uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicações de realidade virtual. Tem como objetivo desenvolver experiências imersivas e interativas para os seus clientes, com base no trabalho desenvolvido por uma equipa sólida e experiente, que exporta o seu conhecimento de Portugal para o mundo. Fundada há cinco anos por Pedro Marques, Paulo Nunes e Vítor Marçal, possui atualmente oito colaboradores.

Realidade virtual e transformação digital

As tecnologias imersivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada, são cada vez mais uma parte importante de qualquer estratégia de transformação digital. A WaveFunction VR apoia a implementação deste tipo de soluções, desde 2018, em empresas de dezenas de países.

Pedro Marques explica que, “utilizando a realidade virtual é possível simular, de forma imersiva e realista, qualquer tipo de cenário, equipamento ou situação” na área da formação industrial, por exemplo. Defende também que “digitalizar processos de formação que implicam riscos graves para os trabalhadores e/ou a interação com equipamentos de valor elevado representa uma melhoria nos processos e uma poupança considerável para as empresas que apostam nestas tecnologias”.

Distantes fisicamente, próximos no metaverso

A partir de 2020, a WaveFunction VR tornou-se uma empresa de trabalho remoto, sem planos de voltar ao escritório. Tal aconteceu em muitas outras organizações, e foi preciso encontrar forma de manter o espírito de equipa em trabalho remoto, o que levou ao desenvolvimento de um produto de team building em realidade virtual que se encontra agora nas primeiras fases de comercialização. A sensação de presença num ambiente virtual, proporcionada pela realidade virtual, permite que pessoas distantes fisicamente falem cara a cara e possam interagir em jogos colaborativos e divertidos.

Investimento, não custo

A empresa procura sempre trabalhar em projetos que permitam aos seus clientes reduzir custos, diminuir riscos para pessoas e bens, melhorar a apresentação dos seus produtos em feiras e eventos internacionais ou facilitar a comunicação e colaboração entre equipas remotas. Os resultados são medidos e confirmados através da recolha de dados de utilização das aplicações que desenvolve. Assim, é imperativo que os projetos desenvolvidos pela WaveFunction VR tragam real valor às organizações com as quais cooperam. Todas as soluções passam por vários passos, desde a análise das necessidades até aos testes finais e instalação dos equipamentos, sempre com a meta de superar os objetivos propostos e maximizar os resultados.

Crescimento internacional

Para além de Portugal, a WaveFunction VR desenvolve aplicações em países como Espanha, Dinamarca, Suíça, Reino Unido e EUA, em vários sectores de atividade, tais como formação, saúde e indústria automóvel. Os seus objetivos de curto e médio prazo passam pela consolidação da marca nos mercados onde está presente a nível internacional e pela expansão para novos mercados.