MENU
dossiê promocional
transformação digital | Painel de Notícias

Portugal abraça os desafios da transformação digital


O RELATÓRIO Abraçando os Desafios da Transformação Digital, produzido pela sociedade internacional de advogados Akin Gump e pela portuguesa PLMJ para a Start Campus, empresa que está a investir cerca de €3,5 mil milhões na construção de um megacentro de dados em Sines, que é considerado um projeto de interesse nacional, revela que Portugal oferece condições únicas para a localização de centros de dados comprometidos com as melhores práticas e regras de proteção e é um dos países mais favoráveis aos negócios estáveis e abertos da UE em termos de inovação, digitalização e conhecimento técnico.

O documento defende que o país está bem posicionado não só para acompanhar a transformação digital, mas também para continuar a sua jornada como um dos pioneiros europeus em inovação tecnológica.

De acordo com o portal Statista, a quantidade de dados criados, consumidos e armazenados cresceu exponencialmente e deverá passar dos dois zetabytes (unidade de memória correspondente a 1021 bytes) de 2010 para mais de 180 zetabytes em 2025. À medida que a transformação digital global continua a ganhar ritmo, os países europeus estão a pôr mais ênfase na proteção de dados pessoais através da adoção de novas leis e regulamentos. Alguns estão mesmo a adotar conceitos semelhantes a “soberania de dados” para os manter dentro das suas fronteiras.