MENU
dossiê promocional
transformação digital | opinião

A boa gestão das passwords é essencial

Mafalda Garcês, country leader & senior people director da Dashlane

São a primeira e melhor linha de defesa contra o acesso não autorizado a computadores ou dispositivos. O seu valor é inquestionável





A tualmente, o utilizador médio da internet possui 240 contas online, cada uma delas com uma password de acesso, o que torna cada vez mais importante a sua boa gestão. Passwords fracas ou mal protegidas são menos resistentes a técnicas comuns de hacking, incluindo o phishing, forma de engenharia social que usa e-mails enganosos, disfarçados de solicitações urgentes de empresas conceituadas, para nos induzir a clicar em links inseguros. Os e-mails de phishing também podem solicitar que o destinatário responda com informações pessoais, como números de cartão de crédito ou passwords.

Há também os ataques de força bruta, táticas de hacking usadas para fazer combinações aleatórias de nomes de utilizador e passwords para tentar fazer logins na conta até encontrar a correspondência certa. E há hackers a usar automação e inteligência artificial para percorrer as combinações mais rapidamente.

Outro exemplo é o spyware, que é instalado no computador ou dispositivo e monitoriza o comportamento online do utilizador, transmitindo informações pessoais ao invasor sem o seu conhecimento ou consentimento. Por tudo isto, quanto mais fortes forem as passwords menos vulnerável se fica a ataques cibernéticos. Melhorar a higiene das passwords implica avaliar a forma como as criamos, armazenamos e compartilhamos e damos os passos nesse sentido. Uma ótima forma de o fazer é através de monitorização da pontuação da sua integridade através de um gestor de passwords.

Principais componentes de uma password segura

Se deseja tornar as suas passwords fortes e seguras, certifique-se de que cada uma delas inclui todas as seguintes características: é imprevisível, longa, complexa, exclusiva e gerada aleatoriamente com segurança.

Deve ser imprevisível para ser mais difícil de adivinhar, mesmo através das ferramentas modernas dos computadores e da inteligência artificial. Por isso deve evitar-se o uso de frases comuns, sequências de números ou letras e nomes que podem ser facilmente ligados ao utilizador, como o da rua onde mora.

A password deve ser longa, mas não muito, por não ser conveniente. Mas usar 12 carateres em vez de oito aumenta o número de combinações possíveis de 200 bilhões para 95 quatrilhões, o que significa que mesmo o software de hacking mais avançado levaria vários milénios para decifrar o código.

A complexidade implica o uso de letras minúsculas e maiúsculas, números e carateres especiais, de preferência bem misturados, o que permite criar uma password ainda mais segura. Mas não se esqueça que reutilizar passwords é um dos maus hábitos mais comuns e perigosos para a sua boa gestão. Por isso é essencial ter alguns cuidados com a sua reutilização, até porque esta é uma das causas mais comuns de violações de dados, pois pode permitir o acesso a várias contas em simultâneo.

O recurso de pontuação da Password Health, da Dashlane, fornece uma lista de passwords comprometidas, fracas e reutilizadas, que o ajudará a avaliar as suas e a substituí-las para melhorar o seu perfil de segurança. Um gerenciador de senhas confiável como a Dashlane cria passwords aleatórias e imprevisíveis para as suas contas, criptografa-as e armazena-as em segurança, o que significa que não precisa de as memorizar ou rastrear. São fortes e exclusivas e podem ser preenchidas automaticamente, com segurança, o que contribui para aumentar a sua produtividade.