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Mobilidade elétrica ganha espaço


AS CONCLUSÕES DO 2.º ESTUDO de motorizações da LeasePlan revela que a mobilidade elétrica começa a ganhar alguma maturidade e que, comparativamente à primeira edição do estudo, em que foram analisados os mesmos segmentos e quilometragens, passado um ano já existem soluções 100% elétricas para todos os segmentos analisados.

O estudo, realizado junto de empresas com frotas entre 75 a 200 veículos, refere também que “se assiste a um ganho de competitividade das propulsões 100% elétricas em muitos segmentos e para vários perfis de quilometragem, em particular no segmento dos utilitários, muito alavancado pela clara aposta dos construtores automóveis em versões elétricas das suas opções citadinas”.

Outra das conclusões do 2.º estudo de motorizações, e considerando que os oito segmentos do estudo representam 86% da frota do mercado de renting, aponta para o facto de os ganhos de competitividade dos veículos elétricos e plug-in terem aumentado face ao estudo anterior.

Houve uma alteração de uma situação de 53% de perfis de utilização, em que o veículo eletrificado exibia um TCO inferior aos restantes em 2018, para os atuais 65% em 2019, um acréscimo de 12% num ano.

Destaque ainda para o facto de na análise deste ano a propulsão a diesel deixar de ser competitiva no segmento dos utilitários, tendo perdido quota face a 2018. Globalmente, conclui-se que os custos de utilização de um veículo 100% elétrico são mais baixos do que os de um veículo diesel equivalente. Face a este último, a competitividade do veículo elétrico alicerça-se em três componentes fundamentais: impostos, custos de energia e de manutenção.


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