MENU
dossiê promocional
especial recursos humanos | abertura

As profissões do presente e do futuro Pós-Covid-19

A situação atual da economia mundial, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, está a afetar a forma como as pessoas trabalham, em algumas áreas, e poderá levar à criação de novas profissões

Texto: José Miguel Dentinho



A Organização Internacional do Trabalho (OIT) perspetiva que o número de horas de trabalho em todo o mundo diminua 6.7% no segundo trimestre deste ano, o equivalente a 195 milhões de trabalhadores a tempo inteiro. Estão previstas grandes reduções nos Estados Árabes (8,1%), Europa (7,8%) e Ásia e Pacífico (7,2%). As perdas são esperadas para todos os tipos de rendimentos, mas deverão afetar principalmente aqueles que tem salários médios altos, o que excede muito o impacto da crise financeira de 2008/9.

Sustentabilidade dos empregos

O que se irá passar no futuro do mundo do trabalho dependerá do que se vai acontecer daqui para a frente com a economia mundial. Mas também das medidas políticas que os governos de todos os países do nosso planeta estão a implementar, para a retoma e garantia da sustentabilidade dos empregos de todos os que deixaram de trabalhar, ou estão a trabalhar menos devido aos efeitos do vírus. Segundo Guy Ryder, diretor-geral da OIT, atualmente mais de quatro em cada cinco pessoas (81%) ativas, cerca de 3,3 mil milhões a nível global, estão a ser afetadas pelo fecho parcial ou total dos seus locais de trabalho.

O aparecimento da pandemia de Covid-19, vírus desconhecido até ao final do ano passado, originou o fecho de estabelecimentos de ensino, de muitas empresas e pequenos negócios, e suspendeu praticamente toda a atividade turística e de transporte aéreo de passageiros em todo o mundo. Tornou, também, necessário o uso do teletrabalho para manter uma parte da economia nacional e mundial em atividade, resguardando, em simultâneo, uma fração o mais significativa possível da humanidade à contaminação pela doença.

Mais de quatro em cada cinco pessoas (81%) ativas, cerca de 3,3 mil milhões a nível global, estão a ser afetadas pelo fecho parcial ou total dos seus locais de trabalho

Mudança extraordinária

A mudança tem sido extraordinária e pesada para todos, incluindo pessoas, empresas e países de todo o mundo. Mas os efeitos das doenças, mesmo as pandemias, acabam sempre por ser atenuados com o tempo, e a grande capacidade de resiliência que a humanidade tem sempre demonstrado, irá contribuir para a retoma económica, em mais ou menos tempo.

O efeito do Covid-19 também poderá ter, ao nível do trabalho, algum efeito positivo, pelo menos para algumas profissões. É o que parece querer demonstrar o site do jornal espanhol Expansión, que identifica algumas que podem ser potenciadas pelo impacto do novo coronavírus na e economia. É o caso dos responsáveis pela continuidade dos negócios, aqueles que gerem as mudanças nas organizações, garantido o seu funcionamento. No caso atual, procuram evitar, ao máximo, o contacto entre as pessoas que trabalham nas suas empresas, enviando, para casa, aqueles que não o conseguem evitar, devido aos papéis que desempenham, e aqueles que podem manter a sua atividade em regime de teletrabalho.

Um ambiente de inovação permanente é necessário, sobretudo nas empresas que atuam num mercado global com muitos competidores fortes

Ambiente de inovação

Outro caso são os gestores da estratégia de sustentabilidade, pessoas multifacetadas que garantem que o compromisso da sua empresa com o ambiente é mantido, através de medidas de eficiência energética, redução de resíduos e outras, mantendo o negócio ativo e lucrativo para garantir que supre as necessidades de todos os seus stakeholders.

Um ambiente de inovação permanente é necessário, sobretudo nas empresas que atuam num mercado global com muitos competidores fortes e agressivos, onde é necessário apresentar serviços e produtos diferentes para garantir a atenção dos consumidores, não só para as empresas, como para aquilo que vão lançando no mercado.

Os sectores que contratam este tipo de pessoas são principalmente os de tecnologias de informação e comunicação, consultoria de gestão, bancos, programação de computadores, telecomunicações e distribuição. Este tipo de organizações, onde a transformação digital e a gestão de mudanças são essenciais, precisam de profissionais especializados e versáteis ao nível da informática. Têm de dominar as metodologias que conduzem ao desenvolvimento ágil de software, usando ferramentas como o Scrum e o Jira, a transformação digital, o coaching e o pensamento virtual, os processos Lean Startups e DevOps. É mais um exemplo de uma das profissões essenciais para a gestão das empresas inovadoras, que o poderão ser ainda mais daqui para a frente.

É sobre as profissões do presente e do futuro que este especial da Revista Exame fala. Quais são as oportunidades para as profissões atuais? Quais são as que estão a ser geradas por uma economia em baixa rotação, à procura de soluções? Quais serão as essenciais em empresas onde a mudança é fundamental ao negócio? Procuraremos responder a estas e a muitas outras perguntas neste suplemento, contando também histórias sobre o que se está a passar nas empresas, com os seus negócios e as suas pessoas.