MENU
dossiê promocional
especial recursos humanos | casos de sucesso

“Por mares nunca dantes navegados”

Nuno Melo, Founder da Boost It

Há duas razões que me levaram a começar este artigo de opinião com uma frase que diz tudo sobre os tempos em que vivemos. A primeira significa que temos de ser excecionais para navegarmos os mares do presente. A segunda, que todas as decisões de hoje vão ter repercussões no nosso futuro, tal como aconteceu com Luís de Camões





O mundo está atualmente a viver três crises: Uma de saúde, outra económica e outra de medo. Esta última deverá persistir para além do tempo em que forem resolvidas as duas primeiras. A minha convicção é que o medo não é mais perigoso que o SARS-COV-2. Por isso, é importante desdramatizá-lo. Pode ser necessário para levar-nos a proteger contra uma ameaça que pode colocar em causa a nossa saúde, bem-estar, a nossa integridade, a nossa existência, desde que seja usado para resolver problemas, e somente para isso, porque a vida tem de continuar.

Team building em casa

Como é que a BOOST IT tem navegado “por mares nunca dantes navegados?” Somos uma empresa tecnológica, que opera no mercado nacional e internacional a partir de Portugal, e emprega mais de 110 profissionais altamente qualificados.

Na empresa, temos procurado comunicar uns com os outros, para implementar a ideia de que é essencial alterar alguns comportamentos do nosso dia-a-dia. Também que o medo deve ser convertido em força, para concretizar as alterações que forem necessárias.

Estamos em teletrabalho desde março, situação bastante diferente, em cenário de pandemia, do habitual na empresa. As nossas principais preocupações são a garantia da qualidade de vida dos colaboradores, a sua segurança e a manutenção dos níveis de produtividade. Para isso acontecer, a equipa de gestão reforçou a sua presença junto de cada um dos colaboradores, fazendo-o de forma ainda mais regular e atenta a eventuais situações de desmotivação e burnout.

Para o apoio à equipa ser mais completo, contamos com a colaboração de uma médica e de uma psicóloga. Para além disso, organizamos atividades de team building de forma regular. Exemplo disso foi uma sessão de cozinha feita com base em ingredientes que enviámos para casa dos colaboradores. Depois confecionámos a receita, todos juntos.

Como o teletrabalho tem sido mais exigente na situação atual, temos insistido na necessidade de todas as pessoas usufruírem também de momentos de lazer.

Teletrabalho veio para ficar

Não fizemos nenhum corte no orçamento e continuamos a contratar, pois estamos preparados para viver com o vírus enquanto for necessário. Fizemos obras no nosso escritório no Parque das Nações, para garantir a máxima segurança aos nossos colaboradores quando for decidido o regresso. Para já, só está previsto para situações essenciais ao negócio. Mas acredito que o teletrabalho faz sentido e veio para ficar.

As obras incluíram a ampliação do open space, disponibilização de desinfetantes para as mãos, tapetes desinfetantes e máscaras, controlo de temperatura à entrada, sinalética para indicar que lugares podem ser ocupados e como se deve circular dentro do espaço.

Mudança é essencial

Por fim, queria salientar que trabalhamos numa área digital em acelerada mudança, provocada pelo efeito gerado na sociedade pela Covid-19, que criou a necessidade de se consumir mais e de gerir através dos canais online. A transformação digital é, hoje, uma necessidade das empresas dos vários sectores, e o conhecimento digital está a ser convertido num fator de robustez e diferenciação. Na Boost It, estamos bem preparados para apoiar os nossos clientes e parceiros na transformação digital dos seus negócios. A nossa equipa está preparada e unida e quer fazer parte dessa mudança necessária. O futuro espera por nós!