MENU
dossiê promocional
especial MBA & pós-graduações | entrevista

MBA desenhados para reforçar competências de gestão

Patrícia Teixeira Lopes, associate dean da Porto Business School

A Porto Business School oferece três programas de MBA desenhados para executivos/empreendedores que pretendam desenvolver ou fortalecer as suas competências em gestão. Em 2020 lançou o The Digital MBA e em 2021 promete mais novidades



O The Executive MBA (part-time), o The International MBA (full time) e o The Digital MBA (programa em formato flexível) são atualmente os três programas de MBA disponibilizados na Porto Business School (PBS). Cada um foi criado de forma a proporcionar aos participantes o contacto com outras realidades, nomeadamente em contexto internacional, já que todos eles estão acreditados internacionalmente. Aliás, a PBS faz parte do grupo muito restrito de escolas de negócios a deter tripla acreditação internacional – AMBA, EFMD e AACSB. A associate dean da PBS, Patrícia Teixeira Lopes, explica que as pessoas procuram a PBS para transformar as suas vidas e que, apesar do contexto de incerteza e instabilidade, “muitas passaram a valorizar a formação contínua (long-life learning) e o desenvolvimento de novas competências, seja em áreas diferentes ou complementares”.

O novo The Digital MBA

Atenta às contingências do atual contexto de pandemia, a PBS adaptou e alargou os seus programas de MBA, e resultado disso foi a criação do The Digital MBA, um dos mais recentes programas lançados pela escola, em maio de 2020, em plena pandemia. “Esta foi a resposta da PBS ao novo contexto, às novas necessidades e aos novos desafios”, frisou a associate dean da escola.

Trata-se de um programa flexível e customizável, em que os alunos desenham o seu percurso em função do tempo disponível, tendo um período de 12 a 48 meses para concluir o programa. Pode ser realizado em full online ou em regime blended, isto é, com aulas online mas também no campus da PBS.

Novas ofertas em 2021

“Para 2021, a nossa missão foi apostar numa oferta formativa que proporcionasse aos alunos mais oportunidades de escolha no caminho que querem seguir, quer seja na área de MBA, pós-graduações ou formação para empresas”, assegura Patrícia Teixeira Lopes. Assim, também o MBA full time, o programa de MBA mais antigo da escola, foi adaptado e passou a designar-se The International MBA. Integralmente lecionado em inglês, o programa foi desenhado para conferir uma perspetiva global – seja através dos conteúdos lecionados, experiência em sala, com docentes internacionais, experiência na realização de projetos com multinacionais e ONG, mas também pela relação com os alunos nacionais e internacionais.

O The Executive MBA também introduziu uma maior customização da jornada de aprendizagem e investiu mais na relação com o tecido empresarial através da cocriação de novas disciplinas entre a PBS e as empresas.

Além destas novidades, os programas de MBA passam a incluir um pre-term que permite aos alunos, independentemente da altura em que se inscrevem, aceder a conteúdos para que possam revisitar/adquirir competências essenciais durante o MBA.

Em 2021-2022, a Porto Business School mantém a aposta nas parcerias com business schools internacionais e, para além da Semana Internacional em Berkeley UC e da International Track, um módulo opcional que permite aos alunos adicionar uma experiência internacional extra ao programa de MBA, que inclui uma semana de aulas nos EUA (MIT) e na China, reforçou a oferta de possibilidades de exchange com escolas como o IESEG, GDANSK, FIA, entre outras.