MENU
dossiê promocional
especial açores | casos de sucesso

Grupos Bensaude e AMT criam empresa tecnológica nos Açores

A Azores Hive propõe-se atingir a meta de 1,5 milhões de euros de faturação anual daqui a cinco anos, com um breakeven estimado para o final do terceiro ano de exploração.



O mercado tecnológico e digital é um dos mais dinâmicos e acelerados em Portugal. Hoje o país é uma referência internacional nesta área e os seus profissionais são reconhecidos pelas suas competências técnicas, linguísticas e capacidades analíticas.

Sendo um dos países europeus mais atrativos para jovens recém-licenciados iniciarem a sua atividade na área digital/tecnológica e para as empresas expandirem os seus negócios, é natural que surjam cada vez mais investimentos nesta área em território nacional, como a Azores Hive. Este novo Centro de Competências Tecnológicas foi criado pelo grupo AMT, consultora tecnológica nacional com 15 anos de existência, e pelo Grupo Bensaude, com 200 anos de atividade em Portugal, em particular nos Açores. Trata-se de uma parceria que integra também a Universidade dos Açores (UAç) e a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) e tem a ambição de implementar soluções de gestão recorrendo a tecnologia de ponta, como SAP ou Outsystems.

“Pretendemos disponibilizar know-how e iremos criar uma equipa especializada em tecnologias SAP e Outsystems com a ajuda dos profissionais da AMT e Bensaude. Os jovens talentos que irão integrar a equipa vão aprender e receber formação nestas áreas de atuação, com especialização na vertente cloud. O objetivo é a sua preparação para se tornarem especialistas tecnológicos e trabalharem como consultores em projetos internacionais num espaço de dois a três anos”, explica um responsável da Azores Hive.

O objetivo do projeto é criar oportunidades para gerar negócios que contribuam para a solidez económica dos Açores

Desenvolvimento sustentado

Comprometidos e empenhados no desenvolvimento sustentável da região, o objetivo das empresas envolvidas é criar oportunidades para gerar negócios que destaquem o potencial económico dos Açores e contribuam para a sua solidez.

A estabilidade do Grupo Bensaude, aliada aos 15 anos de experiência na implementação de projetos inovadores da AMT, constituem a combinação base perfeita para a criação de uma empresa de referência no panorama local, com projeção nacional e internacional e totalmente alinhada com os propósitos do Governo e da União Europeia no apoio à digitalização.

A atração e retenção de talento nacional e internacional na região é a pedra basilar deste projeto. Com escritórios em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, a Azores Hive pretende sustentar a sua força de trabalho numa relação de forte proximidade com as principais entidades formadoras da região, patrocinando a sua aproximação ao mundo empresarial e potenciando a valorização dos cursos compatíveis com a atividade de consultoria tecnológica, como Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Informática – Redes e Multimédia, Economia, Gestão e Psicologia.

De acordo com o Inquérito ao Emprego para o 2.º trimestre de 2021, os Açores continuam a ser a região mais jovem do país, com 27,4% da população abaixo dos 35 anos. É nos especialistas desta faixa etária que a Azores Hive está a procurar sustentar o seu desenvolvimento futuro, criando oportunidades de trabalho e formação específica para garantir a atração e retenção de talento na região açoriana.

A organização quer apostar sobretudo nos recursos formados nos Açores para trabalhar projetos de outras geografias a partir do arquipélago, com o foco em potenciar a fixação de quadros superiores na região. Desta forma pretende contribuir para o desenvolvimento da inovação a nível local e, em consequência, para a vitalidade económica, social e tecnológica do arquipélago.

Azores Hive está a recrutar jovens talentos, apostando sobretudo nos açorianos

Segurança e tranquilidade

O ano de 2020 trouxe fortes ventos de mudança. A pandemia teve impactos significativos na sociedade e na economia e o contexto laboral não foi exceção. Prova disso foi a reconfiguração dos métodos de trabalho para formatos remotos ou híbridos de uma faixa considerável da população e a priorização do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Quando se trata de qualidade de vida, segurança e tranquilidade, os Açores apresentam argumentos difíceis de igualar. A sua localização, clima, geografia e a forma de estar na vida dos seus habitantes apelam à adoção de um estilo de vida saudável e a um work-life balance equilibrado. A Azores Hive aposta também nesse life motto para atrair talentos locais, nacionais e internacionais. Se hoje se pode trabalhar a partir de qualquer lugar, é melhor que seja num onde vale mesmo a pena viver!

O processo de recrutamento está a decorrer até dia 15 setembro e procura selecionar pessoas que ambicionem fazer a diferença e pretendam ajudar à criação de um ambiente de desenvolvimento e inovação. Tem como objetivo a contratação de 30 profissionais qualificados numa primeira fase, que decorre até ao final de 2024. A todos os interessados no projeto é possível obter mais informações em azoreshive.pt.

Parceria estável e sólida

A AMT realizou um projeto de implementação SAP no Grupo Bensaude em 2018. Cedo se desenvolveram relações de proximidade e confiança, que culminaram na exploração da ideia de implementar um novo Centro de Competências Tecnológicas nos Açores. A partilha dos mesmos valores e formas de estar semelhantes, nas duas empresas, contribuíram para a implementação de uma parceria estável e sólida, que levou à criação do projeto Azores Hive.