MENU
dossiê promocional
especial açores | casos de sucesso

Criatividade e inovação

Filipe Raposo, CEO da AcoresPro

Especializada em marketing digital e web design, a equipa da AcoresPro foi distinguida como Empresa Digital dos Açores três anos consecutivos na transformação digital.



N um mercado cada vez mais competitivo, é essencial as empresas procurarem formas de se diferenciarem da concorrência, que incluem uma presença forte no mundo digital. Para Filipe Raposo, CEO da AcoresPro, empresa multidisciplinar na área do marketing digital e do web design com 12 anos de experiência no mercado, “a comunicação digital é muito importante para a angariação de novos leads, promover produtos e serviços, fidelizar clientes e potenciar as vendas”. Uma boa comunicação, seja ela online ou offline, começa pela construção de um plano de marketing rigoroso e detalhado, com base no conhecimento do público-alvo até ao mais ínfimo pormenor.

“É necessário saber os seus hábitos de consumo, preferências, dispositivos usados, redes sociais frequentadas, idade, geografia, estado civil e muito mais”, explica Filipe Raposo, pois só assim se consegue adaptar a comunicação e partilhar aquilo que o público-alvo quer ler e consumir. Uma das estratégias que se pode utilizar, e que a AcoresPro usa com frequência, é a oferta de conteúdo relevante e de qualidade. “Temos, por exemplo, um blogue no nosso website onde partilhamos artigos na área do marketing digital, para educar e ajudar os nossos clientes”, conta o responsável da empresa.

Ingrediente de sucesso

O mundo digital está constantemente a mudar, e por isso é importante estar-se a par daquilo que vai acontecendo para se poder inovar. “Em determinada altura, pode estar na moda fazer diretos no Facebook e no dia a seguir já ninguém se interessar por isso porque surgiu uma nova rede social”, explica Filipe Raposo. É importante saber onde as pessoas estão e segui-las. Mas não basta escrever, gravar vídeos ou partilhar fotografias com elas. Como são bombardeadas com centenas de conteúdos por dia e apenas reagem aos que realmente chamam a atenção, é essencial ser criativo. “É um dos ingredientes fundamentais para se ter sucesso no mundo digital”, defende o CEO, acrescentando que “de nada serve se não estiver aliado à oferta de conteúdo de valor”. A AcoresPro, a sua organização, tem uma equipa especializada em várias áreas do marketing digital capaz de assegurar que a informação chega ao público-alvo pretendido. Trabalha em diferentes canais, de forma a garantir que recebem a informação onde quer que estejam. “Trabalhamos muito com estratégias de remarketing, ou seja, anunciamos para pessoas que já visitaram o nosso website a dada altura”, diz Filipe Raposo, informando que a sua empresa usa e-mail marketing, anúncios do Facebook, Instagram e Google Adwords e produz conteúdos com regularidade para o seu blogue e canal do YouTube. Também tem parcerias com outras empresas, trabalha com backlinks e muito mais.

Para a tomada de decisão, “são feitos muitos testes para analisar o retorno sobre o investimento e só então se aposta no meio e segmento certos”, conta, identificando que “uma das grandes mais-valias do marketing digital é permitir que não seja necessário investir muito, ao mesmo tempo, para começar a ver resultados”.

Novas estratégias

A AcoresPro assegura a avaliação do impacto de todo o trabalho que desenvolve definindo, em primeiro lugar, o objetivo do anúncio, campanha ou ação. Quando está em andamento, produz relatórios para perceber se estão, ou não, a ser cumpridos os objetivos estabelecidos. “Nestes documentos, que são enviados para o cliente mensalmente, sugerimos aquilo que pode ser melhorado”, diz o responsável, destacando ainda que o objetivo da empresa é entregar sempre aos clientes “os melhores resultados possíveis ao melhor valor de mercado”.