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especial madeira | entrevista

Uma boa comunicação é essencial

Humberto Drumond é o administrador da Dupladp, agência madeirense de comunicação, publicidade e marketing

O arquipélago da Madeira deve afirmar-se como destino seguro junto de quem tenciona escolhê-lo como opção de férias, realçando as suas características diferenciadoras.





H umberto Drumond, administrador da agência global de comunicação Dupladp, defende que Madeira e Porto Santo devem implementar um plano consistente de comunicação, coerente e inclusivo, que deve ter como base os valores distintivos de destinos de qualidade, como o serviço de excelência e a ética nos negócios.

No novo ambiente económico e social de um mundo pós-covid, em que as pessoas encaram a vida e o trabalho de forma diferente, o que é que se poderá ou deverá fazer mais e melhor para comunicar o arquipélago da Madeira?

O arquipélago deve afirmar-se como destino seguro junto de quem tenciona escolhê-lo como opção de férias, mostrando que mantém todas as características diferenciadoras intactas e até rejuvenescidas. Também se deve afirmar como local ideal para trabalhar, por proporcionar boa qualidade de vida, acesso a tecnologia de ponta e boas redes de comunicação. Para tal, Madeira e Porto Santo devem implementar um plano consistente de comunicação, que seja coerente e inclusivo, mais articulado entre as partes, para que organismos públicos e iniciativa privada não se anulem nem contradigam. Não podemos continuar a pedir uma comunicação sustentável sem que todos estejamos unidos e ligados por objetivos comuns. Para se ser bem-sucedida, deve ter-se como base os valores distintivos de destinos de qualidade, como o serviço de excelência e a ética nos negócios. Para além disso, é obrigação coletiva promover e enaltecer junto do mercado de trabalho o brio profissional, para diferenciar quem se empenha dos que ficam em casa ao abrigo da subsidiodependência, o que comprovadamente não dinamiza a economia.

Comunicar é muito mais do que enviar informações. É preciso fazê-lo de forma chamativa, aliciante, clara e simples, para que os públicos-alvo selecionem as mensagens, percebam e reajam no sentido pretendido por quem comunica. O que é que diferencia a vossa atividade no mercado?

Acreditamos que somos uma empresa, e uma marca, capaz de influenciar comportamentos, unir parceiros e envolver também nichos de poder. São fatores que nos diferenciam no mercado, em conjunto com a nossa capacidade de ter boas ideias, criar conceitos e boa comunicação, planeada para os mercados e públicos-alvo dos nossos clientes e das suas marcas.

A nossa empresa é uma agência global que desenvolve todo o trabalho necessário para a criação de conceitos e marcas. O nosso principal objetivo, aqui, é que a imagem contribua para diferenciar os nossos clientes num mercado global cada vez mais competitivo. A comunicação desenvolvida procura passar mensagens claras e explícitas, para cumprir os objetivos propostos de forma eficaz. Somos uma consultora inconformada, seja na construção de um projeto ou de uma marca. Criativos e sempre atentos ao ínfimo pormenor, valorizamos a estética, ao mais alto nível, que aliamos a toda a comunicação que desenvolvemos para atingir a reputação tão desejada.

Acreditamos que somos uma empresa, e uma marca, capaz de influenciar comportamentos, unir parceiros e envolver nichos de poder

Qual é a vossa filosofia e quais são os principais tipos de serviços que prestam aos vossos clientes? E os principais sectores de mercado onde estão ativos?

Criamos aquilo que imaginamos! Vendemos um serviço de qualidade e apostamos na inovação todos os dias, adotando estratégias personalizadas para cada cliente. Somos consultores de sonhos e concretizamos ideias.

Somos uma empresa jovem e a criatividade está no nosso ADN. Procuramos sempre ultrapassar todos os desafios que nos são propostos em cada trabalho que realizamos, com responsabilidade e empenho.

Trabalhamos hoje com entidades públicas, como os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, nas diversas secretarias e direções regionais, empresas públicas e institutos. No que respeita ao privado, há um leque extenso de empresas parceiras da nossa que é hoje uma referência em diversos sectores. Trabalhamos, entre outros, com o BPI, Crédito Agrícola, Pierre Fabre, Filorga, SVR, Nestlé, Spelta, Hotéis Grupo Cardoso, Savoy Signatur, Grupo Pestana, Ordem dos Advogados, Socicorreia, AFA e Eternar.

A equipa que gere a Dupladp: André Nóbrega, diretor financeiro e de Recursos Humanos, Humberto Drumond, administrador, Filipa Silva, diretora criativa, e Vítor Freitas, diretor de Produção e Logística

Como é que o tempo de confinamento, resultante do impacto da pandemia, influenciou a vossa atividade? O que é que foi feito na empresa para atenuar e superar os seus efeitos?

Valorizámos o que não víamos, no silêncio de ruas desertas, para contribuirmos, mais do que nunca, para uma sociedade que se mantinha atenta a tudo o que partilhávamos, com uma comunicação que chegava a todos. Depois de identificarmos a nova realidade, inesperada, que nos fez confinar, procurámos, assim, construir novos percursos, enquanto nos protegíamos dos efeitos da pandemia. E tudo o que passámos contribuiu sobretudo para nos tornarmos mais fortes e exigentes connosco próprios.

A comunicação foi essencial em tempos de pandemia. De que forma é que o vosso trabalho contribuiu para a sustentabilidade do negócio dos vossos clientes?

A comunicação e a imagem foram essenciais para passar mensagens fundamentais numa nova vida, com novas regras, ao mercado, de uma economia cada vez mais digital, com as empresas a sentirem uma necessidade crescente de expor a dimensão utilitária dos seus produtos e serviços. Comunicámos as novas regras para se poder viver com a covid-19 em espaços públicos e privados. Informámos toda a população sobre os cuidados a ter e os novos caminhos a considerar para ultrapassar as novas realidades que estávamos a descobrir. E trabalhámos para que a retoma, que era essencial, fosse inevitável.

Uma agência global

A Dupladp é uma agência global. Envolvida em todas as áreas da comunicação, desde a produção de folhetos publicitários à criação de grandes campanhas de comunicação e imagem para os seus clientes, esta empresa aposta no empenho e na capacidade criativa e inovadora da sua equipa como base do sucesso em todos os processos em que se envolve.

A empresa foi fundada em 2001 para preencher uma lacuna de logística de marketing no mercado da Madeira. As multinacionais chegavam ao arquipélago a um ritmo elevado, o mercado tradicional era cada vez mais pequeno e as empresas necessitavam de apoio local para a implementação de campanhas e de capacidade para lhes dar apoio na instalação dos seus negócios.

Assim, “enquanto fundador, iniciei a prospeção comercial no mercado regional e nacional para, com uma pequena equipa de criativos e técnicos de publicidade, podermos ser solução na ilha da Madeira”, explica Humberto Drumond, administrador da Dupladp. “Com uma equipa criativa e jovem, conquistámos todos os dias quotas de mercado, até assumirmos a liderança num mercado extremamente exigente”, acrescenta.