MENU
dossiê promocional
especial madeira | painel de notícias

Atividade económica retoma crescimento


A ACTIVIDADE ECONÓMICA DA MADEIRA está a crescer desde abril deste ano, depois de 13 meses consecutivos de perdas resultantes do impacto da pandemia de covid-19 na economia regional. Em maio aumentou 13,6% e em junho 16,8%, mês em que se registou o maior crescimento mensal do Índice Regional de Atividade Económica (IRAE). No mês seguinte continuou a crescer, mas a um ritmo mais lento, tal como aconteceu no mês de agosto, em que a subida foi de 6,7% em relação a julho.

Com base nas estatísticas do Visit Madeira, o arquipélago teve, em agosto, um total de cerca de 171 mil visitantes. Dados oficiais revelam que a região registou, durante este mês, resultados turísticos em linha dos obtidos antes da covid-19, incluindo um total de 875,9 mil dormidas. Este número representa um incremento de mais de 210% face ao período homólogo de 2020 e um decréscimo de apenas 4,4% em relação a 2019.

No período de pandemia, o arquipélago recebeu um volume médio superior de turistas mais jovens do que aqueles que o visitaram em 2019. Procuravam sobretudo experiências ligadas à Natureza, como caminhadas em levadas e em outros percursos que a Madeira oferece, a observação de cetáceos ou do nascer e do por do sol em lugares únicos, como o Pico do Areeiro. Em agosto, o número de turistas britânicos que procuraram a Madeira registou um crescimento de 492% em relação ao mês homólogo de 2020, mas ainda foi 2,2% inferior em termos acumulados. Mas o principal motor de crescimento do turismo da região durante a pandemia foi o aumento da procura por parte dos turistas nacionais. Em agosto deste ano, o número de dormidas de visitantes portugueses subiu 88,5% face ao mesmo mês de 2020 e 66,5% em relação ao homólogo de 2019, antes da pandemia. No total acumulado de 2021, até agosto, o crescimento das dormidas dos visitantes nacionais na Madeira foi de 117%, tendência oposta à queda que se verificou em relação aos restantes mercados emissores de turistas.