MENU
dossiê promocional
Região Centro | ABERTURA

Um território dinâmico

Na região Centro produzem-se moldes, objetos de vidro e cerâmica, produtos farmacêuticos, pasta e papel, automóveis e componentes para automóvel, hortícolas e frutícolas, que são exportados para todo o mundo

Texto: José Miguel Dentinho



O território que engloba a região Centro engloba 100 municípios, que se estendem desde o litoral até à fronteira com Espanha, numa região muito diversa, desde a zona mais próxima ao oceano Atlântico, mais intensamente povoada, onde se concentra a maior parte das empresas industriais e de serviços, até um interior mais rural e florestado.

Agricultura e floresta

O território abrange parte da Região Vitivinícola de Lisboa, a Bairrada, Dão, a Indicação de Proveniência Regional Beiras e a Beira Interior. Os seus azeites, carnes, fumados e enchidos são reconhecidos, tal como alguns dos seus queijos. Basta lembrar os de Castelo Branco, o Serra, o Rabaçal e o Amarelo da Beira Baixa. As suas reservas hídricas, tanto à superfície como em profundidade, são significativas e incluem águas termais, como as da Curia, Luso, Felgueira ou Manteigas, entre outras, e de mesa.

É nesta zona do território nacional que fica uma parte significativa da sua produção de hortícolas, frutícolas e flores, sector que exportou mais de 1700 milhões de euros em 2021, segundo dados da Portugal Fresh, a associação do sector, e mais de 930 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior.

O Centro também integra uma parcela significativa de floresta, sobretudo de pinho e eucalipto, que representa mais de um terço da área florestal nacional, e boa parte dos produtores de pasta e papel. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, as exportações de produtos do sector cresceram 39,4% entre janeiro e abril de 2022, em relação ao período homólogo do ano anterior, tendo sido os que tiveram maior crescimento, excluindo o sector dos combustíveis. As exportações também ganham mais relevo quando comparadas com o crescimento total das vendas para o exterior, que foi de 18% no mesmo período. O saldo da balança comercial do sector da pasta e do papel teve um excedente de 562,3 milhões de euros entre janeiro e abril do ano passado, já que exportou um total de 1158,6 milhões de euros e importou 596,3 milhões.

É nesta zona de Portugal que fica uma parte significativa da produção nacional de hortícolas, frutícolas e flores, sector que exportou mais de 1700 milhões de euros em 2021

As reservas hídricas são significativas e incluem águas termais, como as da Curia, Luso, Felgueira ou Manteigas

A Beira Interior, com as suas características específicas únicas, é uma região vitivinícola nacional que vale a pena descobrir

Indústria, investigação e ensino

Nela produzem-se automóveis e seus componentes, moldes, objetos de vidro e cerâmica e produtos farmacêuticos, entre outros.

Num mercado global como o que existe atualmente para todos os sectores da economia, não basta apenas fazer e servir bem. Para se diferenciarem e aos seus produtos ou serviços, as empresas, e mesmo os países, têm de procurar apresentar aos seus clientes e aos mercados produtos e serviços distintos, diferentes da concorrência, sempre com qualidade. É um trabalho que demora muitas vezes anos a concretizar, desde a ideia à materialização do produto ou serviço, e mais outros tantos a implementá-lo no mercado, onde é necessário comunicá-lo, comercializá-lo e colocá-lo nos clientes de forma economicamente sustentada, porque a obtenção de margem é essencial para cobrir o investimento, os custos de produção e outros. Em Portugal, o contributo das universidades e centros de investigação para a capacidade inovadora do país tem sido relevante, em parceria, ou não, com as empresas.

Para além dos centros de ensino e investigação, com realce para as Universidade de Aveiro, Coimbra e da Beira Interior e de toda a sua capacidade de inovar e produzir, a região Centro é também um espaço de fruição e lazer.

Desde o litoral, de praias e cidades sedutoras, incluindo a Nazaré, onde se espraia a maior onda do mundo, Aveiro, a terra dos canais, dos moliceiros e do bom bacalhau, Peniche, Figueira da Foz e outras, até ao interior beirão, onde o casario é mais esparso, muito há para visitar, ver, fazer e apreciar à mesa, bastando lembrar a Sé Velha, de Coimbra, o Museu Grão Vasco, em Viseu, Belmonte e Santar, as Portas do Ródão, a serra da Estrela ou a Mata Nacional do Bussaco.

O centro integra uma parcela significativa de floresta do território nacional

Turismo e ambiente

Para este ano, a região Centro acompanha a meta nacional de crescer na ordem dos 15% em matéria de dormidas e receitas. Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, acredita que 2023 será um ano particularmente relevante para a região, especialmente devido à Jornada Mundial da Juventude e à visita do Papa Francisco a Portugal.

Numa altura em que se torna cada vez mais premente que Portugal se alinhe com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e cumpra as metas estabelecidas pela União Europeia para as emissões de gases com efeito de estufa e outras, a região Centro passou a integrar o projeto europeu Regiões de Mudança da Resiliência Climática pela Inovação, Ciência e Tecnologia (Resist), que inclui um investimento total de 26 milhões de euros para combater as alterações climáticas. Nele participam 56 entidades de 15 países. O projeto, que inclui mais de 5,6 milhões de euros para Portugal, visa acelerar a transformação e aumento da capacidade de adaptação de 12 regiões europeias vulneráveis às alterações climáticas.

O Centro do país integra uma parcela significativa de floresta e boa parte dos produtores de pasta e papel

A indústria de moldes destaca-se na região Centro

Aqui há diversos centros de ensino e investigação, como as Universidade de Aveiro, de Coimbra e da Beira Interior

Vocação exportadora

Esta região mostrou a sua capacidade de resiliência económica em 2021, quando as suas exportações de bens se cifraram em 12,6 mil milhões de euros, um crescimento de 22,2% face a 2020. Depois de, em 2019, terem atingido o máximo de 11,3 mil milhões de euros, as exportações recuaram para os 10,3 mil milhões em 2020, primeiro ano da pandemia causada pela covid-19.

É de tudo isto que queremos falar neste Especial EXAME dedicado à região Centro, destacando casos de sucesso em diversas áreas, mostrando os pormenores de quem faz bem, explicando como o fazem e a forma como sustentam o seu presente e futuro.

Quadros

QUADRO 1:
Matriz com os valores agregados das rubricas de volume de negócios, empregados, exportações, importações, mercados e VAB.

Ver aqui.



QUADRO 2:
Caracterização da Região Centro por Setor de Atividade CAE, Exportação, Importação, mercados e desagregação por concelho. Os dados referem-se ao último ano de balanço disponível, o do exercício de 2021.

Ver aqui.