MENU
dossiê promocional
Região Centro | casos de sucesso

Tradição e profissionalismo

Cláudia Sá Machado, diretora-geral da Unni

Criada a partir da Divisão de Proteção de Aço e Betão da Caetano Coatings, a Unni tem crescido de forma sustentada desde a sua fundação, em 2019, com base no conhecimento da sua equipa e na diversificação da sua oferta de serviços





A Unnisa – Revestimentos, Manutenção e Construção pertence à Parinama, holding de um grupo diversificado que tem como principal acionista Ana Maria Caetano. “A empresa nasceu em 2019, como resultado de uma spin-off criada para autonomizar e expandir a atividade de um departamento da Caetano Coatings”, diz Cláudia Sá Machado, a sua diretora-geral. A Unnisa, que representa em Portugal várias referências internacionais para aplicação em revestimentos, “trouxe consigo a tradição, profissionalismo e conhecimento da equipa deste departamento, com o objetivo de ganhar o seu lugar no mercado com uma nova marca comercial, a Unni, cuja designação resulta do sânscrito, erigir, levantar, edificar, construir, montar, promover”, acrescenta.

Trajeto de crescimento

Alavancada nos dois negócios principais do departamento original, a proteção e o tratamento de aço e betão, hoje Unni Pro, e de pavimentos e impermeabilizações, hoje Unni Flow, a Unnisa iniciou o seu trajeto de crescimento constante de quatro anos. Segundo a gestora, “eram áreas com mais de 15 anos de atividade no mercado interno e externo, que se desenvolveram muito nos últimos quatro anos com base na criação de novos métodos de trabalho e alargamento da sua oferta de serviços”. Entre as obras mais emblemáticas destes sectores, realizadas antes de 2019, estão os estádios de futebol construídos para o Euro 2004, que decorreu em Portugal, a reabilitação do Elevador de Santa Justa, em Lisboa, o trabalho de proteção anticorrosiva das pontes ferroviária de Portimão e rodoviária de Abrantes, a reabilitação do tabuleiro da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, e a impermeabilização do tabuleiro do segundo maior viaduto suspenso do continente africano.

Algumas das obras mais emblemáticas da Unni realizadas nos últimos anos

Edifícios ímpares

“Apesar de âncoras, a Unni Pro e a Unni Flow não poderiam ser as únicas áreas da empresa se quisemos atingir os nossos objetivos de crescimento”, explica Cláudia Sá Machado. Por isso foi desenvolvida, de forma sustentada, aquela que é a sua área de atividade mais abrangente, a Unni Build, “que se posiciona num sector de construção mais premium ou com características de exigência particulares”, conta, acrescentando que é hoje “um orgulho passar por Lisboa e identificar edifícios tão ímpares reabilitados ou construídos de raiz por nós”. No final de 2019 foi desenvolvida também uma área de proteção contra incêndio, a Unni Safe, criada no ano seguinte após um trabalho de pesquisa realizado na Europa para encontrar fornecedores de materiais certificados e competitivos. “É a nossa unidade de negócio mais jovem, que tem estado em crescimento constante desde o seu nascimento”, conta a gestora. “Hoje, volvidos quatro anos, é com orgulho que podemos dizer que somos uma empresa construída em excelentes fundações, reconhecida pelo que faz no presente e com quem os clientes podem contar no futuro”, acrescenta.