MENU
dossiê promocional
Eficiência Energética & Imobiliario | CASOS DE SUCESSO

Caixiplás, uma empresa atenta à modernização e digitalização

Instalações Caixiplás

Começou a atividade em 1987, como representante oficial e fabricante de caixilharia de PVC e janelas eficientes da marca VEKA, e desde então o seu crescimento tem sido marcado pela modernização e pela inovação constantes.




P restes a celebrar os 36 anos, a Caixiplás iniciou no final de 2020 o seu processo de modernização e digitalização com o objetivo de melhorar o processo produtivo, oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e ser capaz de responder ao cada vez maior número de pedidos de clientes. Trata-se de uma empresa familiar de pequena dimensão que aposta continuamente na equipa com novas contratações. Em 2021 foram contratados mais cinco funcionários, dois para o sector produtivo, um para o sector comercial, um para o Departamento de Marketing e um para o Departamento de RH e Ambiente. Atualmente a Caixiplás soma um total de 16 funcionários.

Investir para crescer

A modernização e digitalização do processo produtivo é outra das bandeiras da empresa, que desenvolveu um projeto a três anos em etapas, a primeira das quais ir ao mercado procurar os parceiros ideais para a aquisição de novas máquinas. O investimento incidiu na aquisição de um centro de corte e maquinação de PVC, de uma linha automática de soldadura quatro cabeças, mais robô limpeza CNC 2 eixos, de uma máquina de colocar ferragem e uma digital de corte de bites. Também o chão da fábrica foi repensado e reorganizado, numa sequência de produção mais eficaz e menos desgastante para os trabalhadores.

Foi ainda em 2021, em plena pandemia, que a empresa iniciou a instalação das novas máquinas, depois de um investimento prévio no servidor da empresa e na instalação de uma nova rede de cabos, fichas de rede e repetidores Wi-Fi por toda a fábrica, para permitir a ligação das máquinas ao servidor e aos PC.

Como explicam os responsáveis da Caixiplás, durante esse processo a firma nunca parou a produção, “o que representa um esforço e um estado constante de mudança, com a necessidade de se fazerem pequenos ajustes durante a implementação do projeto, novas ideias e novas necessidades foram surgindo. Toda a equipa esteve e continua envolvida, contribuindo com ideias e colocando o seu esforço e empenho para que o objetivo traçado seja atingido a 100%. Neste momento estamos com 90% dos objetivos atingidos”.

Sustentabilidade é prioridade

Existe ainda outro objetivo por trás da modernização e digitalização da organização: o de diminuir a pegada ecológica e de contribuir para o meio ambiente, não só no processo de fabrico através da modernização e digitalização, como ao encaminhar todos os resíduos PVC (100% reciclável) para o Centro de Reciclagem da VEKA em França. Por sua vez, o alumínio, madeira e vidro, para os centros de reciclagem em Portugal. Sem esquecer também a capacidade de poder oferecer aos clientes um produto/janela ou porta em PVC VEKA SERIE Dupla (junta 70 mm e série tripla junta 76 mm), com qualidade e com características A+ e A++ que os ajudará a melhorar a eficiência energética das casas, permitindo melhorar o conforto, diminuir o custo da fatura de energia e a pegada ecológica.

O cuidado da empresa neste domínio permitiu-lhe ser distinguida em 2022 com o prémio ADENE CLASSE MAIS – Janelas Eficientes. Um dos exemplos dos muitos trabalhos realizados foi a substituição no Centro Paroquial e Social de Caxias de janelas em alumínio antigas com vidro simples por janelas em PVC Classe A+ série SLDJ 70, com vidro duplo inteligente. Os responsáveis da empresa lembram que as principais queixas eram o calor excessivo na zona do refeitório, no apoio aos idosos no 1.º andar e na creche, situações que foram ultrapassadas com a aplicação das novas janelas. Já este ano o Centro avançou com a substituição da cobertura da entrada principal do edifício.