MENU
dossiê promocional
logística e transportes | entrevista

“Conhecemos os desafios e temos capacidade para oferecer as melhores respostas tecnológicas”

Pedro Duarte Meira, administrador executivo Grupo ITGest, D’Casa, CEO Kentra Technologies

“A gestão inteligente de todos os recursos para minimizar desperdícios, promover a sustentabilidade na logística, é um desafio global”, defende Pedro Duarte Meira, administrador executivo Grupo ITGest, D’Casa, CEO Kentra Technologies.





Qual o core business da ITGest?

Somos uma multinacional portuguesa especializada em tecnologias de informação, inserida no grupo empresarial Ideias Dinâmicas, com mais de 790 colaboradores e escritórios em seis países.

Especializámo-nos em projetos de transformação digital em diversos sectores de atividade e contamos com um portefólio riquíssimo em produtos verticais para logística e distribuição, cidades inteligentes, Indústria 4.0, Floresta 4.0, prevenção, deteção e controlo da propagação de incêndios, gestão de resíduos urbanos e industriais e valorização energética desses resíduos. Apresentamos ainda uma vasta experiência na área da saúde, trabalhando em proximidade com laboratórios clínicos e industriais.

Por conhecermos os desafios deste meio e termos a capacidade para oferecer as melhores respostas tecnológicas, elegemos indústrias onde atualmente já estamos a acrescentar valor. Acreditamos que a nossa capacidade de resposta local é um catalisador para a nossa expansão.

Que soluções propõem para este importante sector da logística & transportes?

Fruto do nosso conhecimento e de um conjunto de aquisições empresariais realizadas, temos somado experiências positivas neste sector.

Em primeiro lugar, no sector portuário, onde há mais de 20 anos temos tradição em operadores que operam em portos emblemáticos, como os de Lisboa ou de Sines. As nossas plataformas integradas de gestão de transportes e carga asseguram a gestão de portos marítimos, terminais terrestres e de carga ferroviária. Fornecemos uma gestão moderna e eficiente nesses terminais, com tecnologias de última geração, totalmente integradas, sem qualquer recurso a documentos em papel. Todos os dados são introduzidos uma única vez, quer sejam provenientes de sistemas centrais ou sistemas em mobilidade, com aplicações construídas para controlar todos os processos e fluxos de trabalho nos terminais, nos parques de cargas ou nos meios de transporte. Uma solução perfeitamente integrada, onde, por exemplo, todas as operações têm faturação automática, incluindo a integração com ERP. Soluções escaláveis que estão preparadas para atender a necessidades atuais ou futuras.

“Não podemos perder tempo, temos de agir com soluções que realmente diminuam a pegada ecológica”

E a nível internacional?

A nossa atuação não se esgota apenas neste sector, temos uma presença internacional forte no sector da bilhética, onde estamos a implementar soluções para a gestão de passes sociais e regulares de transportes públicos coletivos de passageiros. Um desafio nacional numa das nossas geografias de operação, onde vamos garantir um mecanismo integrado de cadastro, presencial e online, de passageiros com emissão de passes sociais subsidiados. Assim, garantimos que estes títulos são válidos – usados independentemente do operador de transportes – e que as operações de compensação e transferências entre operadores e rede comercial são asseguradas pelo sistema implementado pela ITGest.

E em que outros sectores atuam?

Temos uma presença muito forte no sector dos resíduos, quer em termos industriais quer urbanos, onde as nossas soluções controlam todos os processos logísticos e de transporte associados a este importante sector. É uma solução completa que aborda todas as fases dos processos de recolha urbana e industrial baseada na nuvem, controlando os elementos operacionais do processo de recolha: o agendamento de recursos humanos (condutores e pessoal auxiliar), recursos e meios de recolha e outros elementos, recolha e limpeza de veículos, contentores para diferentes tipos de resíduos, etc. Trabalhamos num processo ponto a ponto até ao destino final, reduzindo o seu impacto nos cidadãos. A nível industrial, controlamos o processo de transporte de mercadorias perigosas. As nossas soluções geram os processos de transformação de resíduos em nova matéria-prima e novo produto intermédio, que retornam à economia (economia circular).

“Como interlocutor tecnológico, temos essa responsabilidade de trazer ao sector dos Transportes e da Logística as tecnologias certas para acelerar a mudança”

Como perspetivam o futuro?

Verde, sustentável e circular! Não podemos perder tempo, temos de agir com soluções que realmente diminuam a pegada ecológica. Propomos estratégias que visem reduzir o impacto ambiental, social e económico das operações logísticas e naturalmente de transportes.

Começamos a ver algumas iniciativas a decorrer nesta área, contudo ainda no seu início. Sabemos que este sector é um dos motores do mundo e o desafio é torná-lo ainda mais verde. Os atores do sector estão cada vez mais conscientes da importância de adotar medidas sustentáveis na logística, não apenas por uma preocupação ética, mas também porque isso pode resultar em redução de custos, e é aqui que estamos posicionados, logo em primeiro lugar com a melhoria na eficiência operacional. Mais produtividade é menos pegada ambiental. Por outro lado, a gestão inteligente de todos os recursos para minimizar desperdícios e promover a sustentabilidade na logística é um desafio global que deve ser endereçado também localmente. Já vemos na última milha alguns avanços que devem ser aplicados a outras partes fundamentais do processo. É aqui que nós queremos estar na linha da frente dessa mudança.

Isso implica uma aposta em tecnologias emergentes?

Sem dúvida alguma. No plano dos transportes e da logística, estamos a integrar a nossa longa pegada na área da inteligência artificial. Estamos a mudar o paradigma dos modelos tradicionais. Os nossos algoritmos aprendem com as operações, trabalhamos hoje com processos e rotas variáveis, que a passo e passo aprendem para entregar melhores resultados.

E não estou a falar do futuro. Já estamos a entregar isto aos nossos clientes em processos que vão da avaliação económica e de otimização operacional de novas concessões de logística, de recursos, de equipamentos, de matérias-primas e combustíveis. Outro dos nossos sectores que já usa estas vantagens em pleno é o dos resíduos, onde as operações são geridas e controladas numa perspetiva de 360º.

Mas claro que estamos muito empenhados noutras áreas, em particular na engenharia geográfica, na gestão da pegada carbónica e na otimização energética de consumos de qualquer que seja a fonte de energia. Tirando partido do 5G, IA, IOT, onde até podemos dizer que já temos uma longa tradição na execução de projetos com inúmeras referências. As áreas smart cities e ambientais são fortíssimas na nossa atuação. Estamos também a preparar o futuro com investigação aprofundada na área do mobility as a service e do vehicle as a platform ou na utilização de meios autónomos para a realização de tarefas e reconhecimento de áreas ou terrenos operacionais.

Como interlocutor tecnológico, temos essa responsabilidade de trazer ao sector dos transportes e da logística as tecnologias certas para acelerar a mudança, promovendo a transformação digital como um processo central, como uma vantagem competitiva que visa ou aumentar receitas ou reduzir custos.