MENU
dossiê promocional
renting & frotas | ENTREVISTA

“Mantemos o compromisso de oferecer um serviço de excelência”

Vera Vicente, head of enterprise Galp

Com um reconhecido legado na mobilidade e na transição energética, a Galp dispõe de uma oferta diversificada de produtos no sector das frotas empresariais. Sempre com um foco: todas as soluções são desenvolvidas à medida das necessidades dos clientes





Qual a estratégia da Galp para o segmento de frotas?

Procuramos estar próximos dos nossos clientes no sentido de lhes dar as melhores soluções e ferramentas para enfrentarem uma conjuntura de forte concorrência, de alteração permanente das necessidades e hábitos do mercado, assim como de crescentes custos operacionais, que colocam enorme pressão em toda a cadeia de valor.

Por outro lado, além dos desafios decorrentes da conjuntura externa, existem outros fatores que têm estado permanentemente presentes nas empresas do sector. Desde logo, a crescente preocupação para tornar o transporte mais sustentável e eficiente, assente numa redução das emissões de carbono. Nada a que não estejamos capacitados para dar resposta.

Temos um enorme legado na mobilidade em Portugal, contamos com a maior rede de postos de abastecimento de combustíveis, incluindo postos de gás natural (GNC e GNL), e mais de 1200 postos na Península Ibérica. No âmbito da jornada de transição energética que estamos a desenvolver, disponibilizamos igualmente uma extensa rede de carregamento elétrico em Portugal, nos nossos postos de abastecimento, na via pública, em parques de estacionamento, centros comerciais ou cadeias de retalho.

Desde o ano de 2023, passámos a disponibilizar um novo produto, o gasóleo renovável 100% (HVO), para clientes Galp Frota Corporate, nomeadamente para clientes com frotas e/ou operadores logísticos e outros clientes empresariais que têm como objetivo a redução da sua pegada carbónica.

Quais são os produtos ou serviços mais emblemáticos e qual o foco em termos de clientes?

Pretendemos apresentar soluções para as várias tipologias de clientes, desde a gestão de frotas de pequenas empresas a grandes frotas de transporte pesado de mercadorias.

Os combustíveis tradicionais, integrados na maior rede de postos de abastecimento, continuam a ser os produtos com maior procura, mas assistimos a uma tendência cada vez mais relevante de eletrificação das frotas. Neste sentido, o Galp Frota Corporate também evoluiu, passando a incluir a possibilidade de carregamento elétrico não só nos pontos de carregamento Galp, mas também nos restantes pontos de carregamento integrados na rede Mobi.e, que atualmente totaliza mais de 8000 pontos. Dispomos ainda de uma oferta diversificada de produtos para este sector, como são os casos do combustível aditivado Evologic 2.0 e o novo gasóleo renovável 100%.

De que forma as vossas propostas podem ajudar as empresas a ultrapassar os desafios inerentes à gestão de frotas?

A Galp apresenta soluções à medida das necessidades dos clientes frotistas. São soluções inovadoras, que permitem realizar num único cartão as operações de carregamento elétrico e os abastecimentos de combustíveis, bem como pagamentos digitais sem necessidade do cartão físico, e ainda o acesso a serviços como portagens Via Verde em toda a Península Ibérica, lavagens, AdBlue e outros produtos de loja.

Os clientes com acesso ao portal Frotas Galp podem controlar todas as operações numa única plataforma e a utilização do cartão Galp Frota Corporate através da app Frotas Galp permite-lhes também fazer a consulta de movimentos, saldos/plafonds, entre outros. No fundo, são serviços muito importantes para a gestão das frotas dos nossos clientes, porque lhes facilitam o trabalho.

Estamos a investir na descarbonização da nossa atividade

Algumas novidades em perspetiva?

A par da contínua aposta na expansão de rede de pontos de carregamento de mobilidade elétrica, pretendemos complementar a nossa oferta através da prestação de um serviço especializado suportado numa plataforma própria que garante as ferramentas de gestão e monitorização da infraestrutura de carregamento da rede privada da empresa, tendo em vista a otimização de custos operacionais. Esta plataforma está a ser desenvolvida pela Daloop, empresa tecnológica do grupo Galp.

Adicionalmente, temos ainda a solução de DPC – Detentor de Ponto de Carregamento - (também integrada na Mobi.e), dedicada ao segmento residencial, mas que permite às empresas suportarem os custos de carregamento dos colaboradores.

Fora do âmbito da mobilidade elétrica, pretendemos alargar a nossa oferta de gasóleo renovável 100% a mais postos de abastecimento da rede Galp em Portugal e Espanha. Em paralelo, estamos a avaliar com clientes outras alternativas para a descarbonização de frotas, como o hidrogénio.

Quais os objetivos da Galp para 2024?

O nosso compromisso para o futuro é continuar ao lado nos nossos clientes numa relação de confiança, promovendo a sua jornada de descarbonização e continuando a apostar na digitalização e em ferramentas que otimizem os seus negócios. Estaremos atentos ao mercado para continuar a construir uma proposta de valor sólida centrada no cliente e nas suas necessidades.

Todas as soluções são desenvolvidas à medida das necessidades dos clientes

Que investimentos têm previstos?

Estamos a investir na descarbonização da nossa atividade, dos nossos produtos energéticos, e disponibilizando ferramentas para que as empresas e as famílias também o façam.

Estes projetos incluem uma unidade de produção de biocombustíveis avançados e o primeiro eletrolisador ibérico de larga escala para a produção de hidrogénio verde, iniciando assim o processo de descarbonização dos combustíveis que usamos atualmente nos nossos carros, no transporte aéreo, na navegação ou transporte pesado de mercadorias. Nos últimos anos, a Galp dedicou mais de metade do seu investimento anual à área das renováveis e a novos negócios e energias de baixo carbono, um compromisso que se irá manter no futuro.

Somos neste momento um dos principais produtores ibéricos de energia solar fotovoltaica e inaugurámos, no final de setembro de 2023, a nossa primeira grande central solar, em Alcoutim, que irá produzir eletricidade renovável suficiente para alimentar 80 mil famílias. Temos duplicado a nossa rede de carregamento de mobilidade elétrica todos os anos – que conta neste momento com mais de três mil pontos de carregamento e irá atingir os 10 mil em 2025. E também temos em avaliação investimentos superiores a 700 milhões de euros para dinamizar a criação de uma cadeia de valor das baterias que permita valorizar os nossos recursos, atraindo investimento, criando riqueza, exportações e emprego sustentáveis.

Isto é apenas o início de um ciclo de investimento e transformação, com projetos concretos, que permitirá que a Galp reduza em 40% as suas emissões até 2030 e atinja a neutralidade carbónica em 2050.