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renting & frotas | ENTREVISTA

DS Automobiles, a marca que se reinventa diariamente

David Correia, Brand Manager da DS Automobiles Portugal

Criada há 10 anos, a DS Automobiles tem diversificado a sua gama de modelos automóveis, a pensar nas necessidades de mercado e na evolução tecnológica em curso. Este ano tem em agenda o lançamento de dois novos produtos





Qual a estratégia da DS para setor do renting e das Frotas?

A DS Automobiles é uma marca em crescimento, que continua a expandir-se e a enriquecer a sua gama. Hoje, está já presente nos segmentos B, C e D com os modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9. Desde a criação da Marca, que o mercado empresarial e a oferta dirigida a estes clientes é uma prioridade. Iniciámos a nossa mais importante trajetória com a gama eletrificada da DS em 2019 com o DS 3 CROSSBACK E-TENSE (100% elétrico) e o DS 7 CROSSBACK E-TENSE (híbrido plug-in). Foi, aliás com o DS 7 CROSSBACK E-TENSE (híbrido plug-in) que conseguimos alcançar o nosso reconhecimento de Marca e crescimento em volume com uma oferta de Tributação Autónoma dirigida às empresas. A partir desse momento, temos sempre na nossa estratégia em toda a gama ofertas específicas ao sector frotista e de renting com produtos pensados exclusivamente para este mercado.

O que é que o setor empresarial pode esperar da vossa oferta? O que vos distingue face aos outros fabricantes automóveis?

A DS Automobiles oferece uma gama de modelos rica e diversificada, oferecendo um leque de motorizações vasto que vão dos motores a combustão aos motores eletrificados. Primeiro modelo a surgir na gama DS, o DS 3 é um dos modelos que vieram inaugurar o segmento B SUV Premium. É o SUV compacto que se destaca pelo requinte e por um poderoso estilo vanguardista. Oferece motores a gasolina e diesel com versões específicas 100% elétrica E-TENSE que beneficia de uma autonomia de 404 km (ciclo misto WLTP EAER) e a possibilidade de recarregar a bateria até 80% em apenas 30 minutos.

Beneficia, ainda, de vantagens fiscais como isenção de pagamento de ISV, IUC e Tributação Autónoma. Quanto ao DS 4, conta com versões híbridas plug-in e motores de combustão a gasolina e diesel que vão dos 130 aos 225cv de potência. Este modelo da gama marca uma nova evolução do design DS, que surge com um requinte inigualável, engenharia de vanguarda e tecnologias avançadas, muitas das quais inéditas neste segmento C-Premium. É um automóvel carismático, eficiente e aerodinâmico.

A versão E-TENSE, híbrida plug-in, debita 225 cavalos de potência e assegura 60 quilómetros de autonomia (ciclo misto WLTP EAER) em modo puramente elétrico. É um modelo que consegue associar uma silhueta e proporções únicas no segmento, a um nível de requinte e ajudas à condução inéditas, com um patamar tecnológico de topo. No segmento C SUV encontra-se o DS 7. É um SUV profundamente tecnológico e requintado, quer a nível das tecnologias, quer do requinte e do conforto como uma peça de joalharia, que oferece um bem-estar absoluto em dimensões e numa habitabilidade inédita. É um SUV flexível e potente, particularmente nas suas duas motorizações híbridas plug-in E-TENSE: uma versão de 225 cv, com uma autonomia máxima de 62 km (ciclo misto WLTP EAER) e uma versão de 300 cv com tração às quatro rodas que permite-lhe uma autonomia máxima de 63 km (ciclo misto WLTP EAER).

O DS 9 é o topo de gama; um modelo híbrido plug-in que recorre à tecnologia mais avançada e à maior expressão de requinte da marca, além de beneficiar das mais recentes tecnologias de segurança e de apoio à condução que tornam os modelos da gama DS tão distintos. Para este topo de gama foram selecionadas exclusivamente duas variantes híbridas plug-in E-TENSE: o DS 9 E-TENSE 4x4 360 cv é a versão mais potente do modelo DS 9 e de toda a gama de automóveis da DS Automobiles. A sua autonomia máxima é de 51 km (ciclo misto WLTP EAER).

Em suma o setor pode esperar uma gama que cobre os principais segmentos do mercado empresarial em Portugal, marcadamente diferenciadora das restantes ofertas existentes no mercado no que respeita sobretudo à tecnologia embarcada e ao requinte de construção, a par de competitiva.

A capacidade de nos reinventarmos é fundamental

Qual o volume de vendas empresariais estimadas para 2024? Com que tipo de veículos?

A nossa perspetiva é realizar 70% das nossas vendas a B2B. O nosso sales maker nas vendas a empresas é o DS 7 E-Tense que oferece propulsores híbridos plug-in dos 225cv aos 360cv. Através deste modelo conquistámos o nosso lugar no mercado empresarial. Olhemos desde logo para as vendas da DS em janeiro deste ano: comercializámos 70 unidades PHEV (mais 59%) e ascendemos ao 9º lugar no ranking de vendas de modelos com mecânicas PHEV, considerando todas as marcas, generalistas e premium. A DS foi, deste modo, responsável por 3,2% dos híbridos plug-in comercializados em janeiro. Ao DS 7, coube-lhe, em janeiro, 52% das vendas da Marca a clientes que foram seduzidos pelo seu novo espírito de vanguarda, maior sofisticação e requinte, conforto inigualável e propulsores eletrificados (E-TENSE e térmicos) com até 360 cavalos de potência.

O DS 4 E-TENSE, modelo mais recente, está a fazer o seu caminho de conquista do mercado empresarial português, e a prazo contribuirá ainda mais para esta evolução positiva da DS no mercado empresarial.

Numa altura em que a preocupações ambientais dominam a indústria automóvel, quais os pilares da vossa estratégia nesta matéria?

Ao incorporar a transição energética desde a criação da marca, em 2014, a DS colocou-se naturalmente no pelotão da frente em matéria de soluções de eletrificação e também do Campeonato do Mundo de Fórmula E, que serve de laboratório para o desenvolvimento de tecnologias dos modelos de produção. A DS é, desde 2020, a marca multienergias com as mais baixas emissões de CO2 na Europa. Significa que a Marca é referência em matéria de CO2 – crucial no contexto ambiental em que vivemos - e de eletrificação da gama, e este é um ponto muito importante para todos os clientes, em particular para os clientes empresariais, que gerem frotas. Para uma empresa, por exemplo, a vantagem fiscal que uma viatura eletrificada tem face a uma viatura com motor de combustão é de tal forma significativa, que este facto associado a um custo de utilização inferior, tornam o seu TCO (Custo Total de Utilização) particularmente vantajoso. Por outro lado, e este é um ponto importante quando falamos de uma oferta Premium, a eletrificação permite-nos desenvolver produtos automóveis excecionais com desempenhos e prazer de condução assinaláveis, mantendo, contudo, emissões e consumos muito reduzidos. No caso de Portugal, com automóveis de excelência e bem-adaptados ao mercado, são cada vez mais os clientes que optam pelas nossas propostas.

As soluções elétricas são cada vez mais consideradas

De que forma se têm preparado para acompanhar a evolução do mercado e as necessidades das próprias empresas?

Estando sempre muito atentos e conscientes das necessidades do mercado proporcionando novas ofertas, revendo estratégias e adaptando a oferta do próprio produto. O mercado está em constante mudança, novos players surgem diariamente e a capacidade de nos reinventarmos é fundamental.

As empresas portuguesas estão a enquadrar corretamente a mobilidade elétrica nas suas frotas?

Sabemos que a mobilidade nas empresas está a mudar. No momento de renovação das suas frotas automóveis, as soluções elétricas são cada vez mais consideradas. Um dos principais fatores da equação de compra de uma viatura elétrica ou híbrida plug-in são os menores custos de utilização, as vantagens fiscais, mas também a maior preocupação com a sustentabilidade. Estamos cada vez mais preparados para a nova realidade da transição energética.

Quais os planos da DS Automobiles para este ano? Que metas querem alcançar? Novidades?

Podemos começar por referir que a DS Automobiles iniciou o ano de 2024 numa dinâmica de crescimento em Portugal. Com 137 automóveis comercializados em janeiro (dados ACAP), a marca alcançou uma significativa evolução de vendas de 101% e cresceu seis vezes mais do que o mercado premium no seu conjunto (+17%). Com estes resultados conseguimos alcançar o 7.º lugar no mercado automóvel premium nacional, com uma quota de 3,4%, versus a quota de 2,0% alcançada no mesmo mês há um ano, e reflete a contínua trajetória de afirmação dos modelos de vanguarda da DS Automobiles em Portugal. A DS foi a marca premium multienergias que mais progrediu nas vendas no primeiro mês do ano. Naturalmente, pretendemos continuar a progredir e a crescer em 2024. Teremos dois novos produtos a lançar no decurso do ano que nos permitiram reforçar o posicionamento.