MENU
dossiê promocional
especial ensino

Um difusor do conhecimento

Ferramenta utilizada pelas empresas como apoio a uma estratégia de formação e aprendizagem contínuas ajuda as equipas a aumentar as suas competências e a superar os seus objetivos

Texto: José Miguel Dentinho





ALTERNATIVA PEDAGÓGICA em expansão, que está a afirmar-se em Portugal, embora já seja utilizada por diversas instituições como ferramenta ou meio para formar pessoas em e-learning, é hoje um tema na ordem do dia e uma solução em tempos de crise, como a fase que Portugal e o mundo atravessam agora.

O e-learning aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da aprendizagem e da formação. O acompanhamento pelos formadores e a transmissão dos conteúdos educativos é feita através da Internet e toda a informação pode ser acedida a partir de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

Isto significa que este método é, sobretudo, um grande difusor de conhecimento, que representa um enorme avanço na democratização do saber.

Processo flexível e personalizado

Trata-se de um processo que pode ser personalizado e permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço, pois os formadores e os alunos não se encontram fisicamente no mesmo local, mas ligados através da rede.

A fim de apoiar este método foram desenvolvidos sistemas de gestão da aprendizagem (Learning Management System – LMS), aplicações projetadas para funcionar como salas de aula, ou ambientes virtuais de aprendizagem, onde há várias possibilidades de interação entre os participantes em tempo real.

Derivado do e-learning, o blended learning (aprendizagem combinada) é um sistema de formação onde parte dos conteúdos é transmitida à distância, enquanto as aulas restantes são presenciais.

Conteúdos especializados

Para além da formação escolar ou universitária, o e-learning é uma ferramenta utilizada pelas empresas como apoio a uma estratégia de formação e aprendizagem contínuas, que ajuda as equipas a aumentar as suas competências e a superar os seus objetivos.

Ou seja, para além de contribuírem para o desenvolvimento pessoal, as aulas dadas através deste método ajudam a sustentar não só o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, mas também o crescimento da empresa. Mas para isso acontecer, seja nas empresas ou nos estabelecimentos de ensino que oferecem este tipo de aprendizagem, os cursos de e-learning devem ter profissionais capazes de formar à distância, conceber e desenvolver conteúdos especializados e prestar serviços de helpdesk aos utilizadores.