MENU
dossiê promocional
especial ensino

O mais seguro é aprender online

Jorge Pereira, CEO da Zonaverde

Especialista no desenvolvimento de ações de formação para empresas e particulares, a Zonaverde organiza webinars e cursos em modo de e-learning, que têm em conta as exigências do momento que Portugal está a atravessar.





HÁ 23 ANOS QUE A ZONAVERDE, que centra a sua atividade no desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, desenvolve soluções de formação para empresas e para particulares e dá consultoria a empresas.

A empresa acredita que a valorização e o desenvolvimento profissional e pessoal também podem ser feitos à distância, online e através do e-learning.

“Os resultados alcançados podem ser excelentes, mesmo para os profissionais mais exigentes, defende Jorge Pereira, CEO da Zonaverde. E explica que a experiência de 15 anos no desenvolvimento de formação online permitiu a produção pela organização de “sistemas e metodologias de aprendizagem, atualização de conhecimentos e desenvolvimento de competências muito robustos”.

Formação à distância

Este responsável conta que o feedback dos clientes, formandos e representantes de empresas em relação à formação em e-learning desenvolvida pela Zonaverde “tem sido excelente” e que o atual cenário de confinamento das pessoas devido à pandemia causada pelo coronavírus pode ser uma boa oportunidade para os colaboradores das empresas ocuparem o seu tempo de paragem de forma útil e proativa, através da formação à distância.

A empresa oferece cerca de 50 cursos em e-learning, que estão disponíveis no portal Academia Zonaverde (www.academiazonaverde.pt). Desenvolve também formação em e-learning à medida de cada empresa. Jorge Pereira conta, como exemplo de sucesso, uma ação que decorreu em 2016 para uma rede de franchising.

“Em 2016, a Zonaverde foi contactada pelo gestor de uma rede de franchising na área da distribuição para apresentar uma solução para uma formação obrigatória dos seus colaboradores, a ser concluída com urgência para mais de 400 pessoas (hoje são mais de 800). A rede de franchising, constituída atualmente por 250 estabelecimentos, tinha, na altura, mais de 100 lojas espalhadas de norte a sul do país”, conta. O curso era dirigido aos seus funcionários.

Apresentação dinâmica

A firma já tinha organizado diversas formações, em formato presencial, em zonas mais ou menos próximas da área geográfica das suas lojas. As pessoas da Região Norte, de cidades como Braga ou Bragança, tinham aulas no Porto. Mas a taxa de sucesso tinha sido muito baixa, porque poucos colaboradores se inscreveram, e muitos dos que o fizeram faltavam muito ou acabaram por desistir, o que inviabilizou o seu aproveitamento, que era obrigatório.

“Foi um investimento avultado e sem qualquer retorno”, explica Jorge Pereira. Por isso, a sua empresa desenvolveu um curso em e-learning com conteúdos dinâmicos adequados aos participantes, pessoas com habilitações até ao 12.º ano. “Foi um sucesso e teve taxas elevadas de participação, aprovação e satisfação”, afirma o gestor. Em consequência, a Zonaverde foi convidada a desenvolver um curso de atendimento e relação com o cliente totalmente à medida, também em e-learning. “De acordo com os requisitos e conteúdos fornecidos pelo cliente, produzimos vídeos e diverso material de apoio com recurso a diversas técnicas de apresentação dinâmica, gamificação, etc.”, continua Jorge Pereira.

No total, frequentaram os cursos 2259 pessoas. “Foram aprovados 1956 formandos e 81% consideraram-nos muito bons ou excelentes”, conta o gestor da Zonaverde.

Atualmente a empresa está a organizar diversos webinars e novos cursos para empresas e os seus profissionais, que têm em conta as exigências do momento que Portugal e as suas organizações e pessoas estão a atravessar.


PUB