MENU
dossiê promocional
especial ensino

Vantagens e desvantagens da aprendizagem online

A aprendizagem online é cada vez mais importante no mundo atual. Em tempos de crise como os que estamos a atravessar nos dias de hoje, é uma ferramenta essencial para que tudo possa continuar a acontecer como habitual, ou mais próximo possível disso.

Texto: José Miguel Dentinho





A APRENDIZAGEM ONLINE é um método confortável de adquirir conhecimento em quase todas as áreas, desde o direito e contabilidade às ciências humanas como a sociologia, história e psicologia. Em alguns casos, em que é necessário fazer ao vivo, como acontece nas experiências laboratoriais que é preciso praticar e visualizar, por exemplo, através do microscópio, ou aprender fazendo, seja na indústria ou na agricultura, esta ferramenta não é, por si só, suficiente, mas é, na mesma, uma boa base para sustentar o conhecimento.

É, sobretudo, uma boa alternativa para o ensino presencial, especialmente para quem não tenha tempo e dinheiro para fazer cursos em salas de aula. Mas quais são as vantagens e desvantagens da aprendizagem online?

Vantagens

Basta ter uma ligação de internet para aceder a uma lista variadas de cursos, oferecidos por estabelecimentos de ensino universitário e outras entidades.

Embora muita gente considere que as universidades tradicionais constituem a melhor forma de adquirir conhecimento e obter um diploma, o ensino online constitui uma boa alternativa de valorização pessoal e profissional.

É um processo flexível de ensino e aprendizagem, que representa uma excelente forma de melhorar o conhecimento em muitas áreas e constitui, em simultâneo, uma forma de automotivação.

Para além disso permite, aos alunos, escolher os períodos de estudo e a aceder rapidamente a conteúdos. Desta forma podem fazer os seus trabalhos de casa mais rapidamente, o que os ajuda a terem mais tempo para os seus hobbies ou para encontrar emprego, por exemplo.

A autodisciplina e a responsabilidade são duas das virtudes mais importantes que as pessoas podem adquirir com esta forma de aumentar e melhorar o seu conhecimento.

Desvantagens

A aprendizagem online depende, em primeiro lugar, da tecnologia que se usa, tanto em casa como nos fornecedores de formação e dos seus conteúdos. Também dos conhecimentos tecnológicos dos formandos, que devem ser um pouco superiores ao de um utilizador comum.

Ou seja, para o fazer, de forma efetiva e eficiente, é preciso algum conhecimento tecnológico e equipamento adequado.

Para além disso, nem todas as pessoas conseguem desenvolver da melhor forma os seus conhecimentos através deste meio, ou por falta de confiança neste tipo de estratégias educativas, ou devido ao isolamento que implicam, mesmo quando as aulas são dadas em direto. No ambiente escolar ou de formação em sala, aprendese a interagir com os outros, fazer amigos, trabalhar em equipa, ser paciente, superar as deceções e competir. São coisas que não se conseguem aprender através da internet. Só através da interação direta com outros seres humanos.

Para além disso, é muito difícil haver, como acontece nas salas de aula, discussões sobre determinados temas, a envolver docentes e alunos. Isso condiciona o aparecimento de novas ideias e, com elas, novos caminhos e novas soluções. Além disso, e como já escrevi um pouco atrás, é difícil, se não praticamente impossível, aprender disciplinas práticas através da internet.

Isto tudo significa que a aprendizagem online deve ser vista como um complemento das formas clássicas de ensino, sobretudo para quem quer tirar um curso universitário. Nem mesmo o melhor curso on-line consegue transmitir o conhecimento, geral e específico, que se pode obter através do contato pessoal com os docentes. Muito menos em relação à experiência que cada um de nós vai adquirindo através das relações humanas que se vão desenvolvendo e estabelecendo com o tempo.