MENU
dossiê promocional
especial ensino

E-learning na Islândia em tempo de Covid-19

Neste país surgem, quase todos os dias, notícias sobre novos cursos, muitos deles gratuitos.





NUMA ALTURA EM QUE ESTAMOS todos confinados em casa, é cada vez maior a oferta de aprendizagem e formação via e-learning, um pouco por todo o planeta. É o que acontece, por exemplo, na Islândia, um caso citado num dos blogs da Comunidade Europeia.

Neste país surgem, quase todos os dias, notícias sobre novos cursos, geralmente gratuitos ou por custos baixos. Existem, inclusive, opções que combinam as duas situações, onde os alunos têm de pagar determinada quantia se quiserem algum tipo de certificado, de frequência por exemplo.

Quando há custos envolvidos, sindicatos e organizações empresariais têm a possibilidade de os custearem na totalidade, a partir de fundos que reservam para a educação. Até à situação atual, serviam para reembolsar os custos das pessoas com a formação, e eram financiados por taxas cobradas a empregadores e empregados.

Os Centros de Aprendizagem ao Longo da Vida do país oferecem, por exemplo, uma grande variedade de formações online, relacionadas com o trabalho ou apenas para lazer e diversão das pessoas que estão em casa. A procura das que ensinam as pessoas a relaxar, e a não se preocuparem neste momento de crise, ou que ensinem diversas formas de exercícios físico para os que trabalham em casa, são alguns dos cursos mais populares.

No futuro, será interessante ver como é que a situação se vai desenvolver no tempo pós covid-19, com estudantes a quererem explorar, por exemplo, o aumento das possibilidades de se iniciarem, mais facilmente, no mundo do trabalho devido à formação e aos certificados que foram obtendo e trabalhadores a quererem melhorar as suas carreiras e remunerações.


PUB