MENU
dossiê promocional
especial mba & pós-graduações | ABERTURA

Uma experiência que pode mudar a carreira

Os dados não são conclusivos, mas apontam para que o MBA e a pós-graduação possam ser peças-chave para quem pretende adquirir novas competências e ferramentas de trabalho e evoluir na carreira profissional. Em Portugal, as universidades e business schools estão a marcar pontos na oferta que disponibilizam



Master Business Administration (MBA) ou pós-graduação são termos que já entraram há muito no vocabulário dos profissionais portugueses, ou não fossem estes dois tipos de formação avançada considerados por muitos executivos como um “passaporte” para uma carreira em gestão bem-sucedida. Uma pesquisa de 2019 do Executive MBA Council (EMBA), uma entidade que credencia business schools e cursos internacionais, refere, inclusive, que os salários e pacotes de bónus dos profissionais que fizeram MBA executivos aumentaram em cerca de 13,5% após a sua conclusão. A extensão do impacto na carreira é destacada pelos dados da EMBA num outro estudo, realizado em parceria com o LinkedIn, em que 72% dos inquiridos afirmaram que o programa teve um impacto significativo na sua carreira, quer sob a forma de promoções, aumento de responsabilidades, aumento de salário, quer para o lançamento da sua própria empresa.

Números à parte, a procura deste tipo de formações executivas tem sido crescente e, de acordo com a EMBA, tem um perfil de participantes perfeitamente identificado. Refere esta organização que, em média, um estudante de MBA ronda os 38 anos e possui cerca de 14 anos de experiência profissional, alguns dos quais dedicados à gestão.

Em Portugal, quer as universidades quer as business schools estão a marcar pontos na oferta que disponibilizam. A adaptação programática às necessidades do mercado, juntando o melhor do mundo académico com o empresarial, a inovação dos programas, muitas vezes com a inclusão de parcerias com escolas internacionais, ou a qualidade do corpo docente têm contribuído para prestigiar os MBA e pós-graduações nacionais, inclusive no panorama internacional.

Coronavírus acelera a mudança para o online?

Esta é a incógnita do momento. Mas a realidade é que perante o atual cenário de pandemia são muitas as universidades e business schools que estão a adotar o modelo 100% online nas suas formações executivas avançadas, entre as quais os MBA e pós-graduações. Tentam, assim, adaptar-se às necessidades dos alunos e das empresas, reagindo aos desafios causados pela pandemia mundial.

Como o perfil de aluno de MBA ou de pós-graduação é frequentemente um profissional ativo, com obrigações relevantes, normalmente as instituições projetam os cursos e respetivos horários adaptados às exigências profissionais destes, daí que maioritariamente as aulas ocorram em horário pós-laboral e aos fins de semana. E a aposta parcial no e-learning já era cada vez mais uma realidade, fruto da transformação digital que a sociedade protagoniza. Mas neste ponto a opção das business schools tem apontado para um modelo misto, que conjuga aulas presenciais com outras virtuais. Um cenário recentemente reforçado devido ao plano que contingência causado pela Covid-19 e que obrigou grande parte destas instituições a reformularem a sua estratégia para o online. Resta saber se temporariamente ou se para ficar (ver entrevista na página 3).

Panorama internacional

A distribuição geográfica dos melhores MBA do mundo é vasta e oferece múltiplas possibilidades para quem quer fazer carreira internacional e ao mesmo tempo frequentar um MBA. O ranking Global MBA, do Financial Times, publicado em fevereiro deste ano, envolve 100 business schools, entre as quais podemos encontrar uma portuguesa. Trata-se da The Lisbon MBA Católica | Nova, que ocupa a 84.ª posição, subindo dois lugares face ao ano passado.

Mas os lugares cimeiros do ranking distribuem-se por diferentes geografias. A primeira posição pertence à Harvard Business School, seguida da University of Pennsylvania: Wharton e da Stanford Graduate School of Business, todas dos Estados Unidos da América. A INSEAD, em França e Singapura, e a Ceibs, na China, ocupam a quarta e quinta posições, respetivamente.

Mas a listagem é vasta e passa por países como Reino Unido, Espanha, França, Suíça, Índia, Itália, Singapura, Coreia do Sul, Alemanha, Holanda, Canadá e Austrália, entre outros (confira lista completa em http://rankings.ft.com/businessschoolrankings/global-mba-ranking-2020). Por isso, caso um MBA esteja nos seus planos e a vida profissional o leve a sair de Portugal, pode sempre escolher uma destas possibilidades.

E quando se trata de escolher os melhores lugares para fazer um MBA, Andrew Main Wilson, Chief Executive da AMBA & BGA, dá algumas dicas. O seu conselho para um gestor ambicioso, que queira fazer este tipo de formação, é que escolha um MBA que combine o melhor da gestão global e liderança de pensamento com o reconhecimento dentro do mercado onde planeia continuar a sua carreira.

É neste ponto que o diretor executivo da AMBA & BGA lembra que “um MBA numa escola menos conhecida, mas do país em que o aluno quer fazer a sua carreira, poderá ser mais útil do que um MBA de uma das mais famosas business schools do mundo. Os alunos capazes de realizar um MBA a tempo inteiro têm claramente uma escolha geográfica muito mais ampla das business schools à sua disposição, mas, por outro lado, se precisar de continuar a trabalhar a tempo inteiro ou a tempo parcial enquanto estuda para um MBA, deve escolher a melhor escola que puder pagar a uma distância razoável de deslocação da sua casa ou escritório”.


Fonte: http://rankings.ft.com/businessschoolrankings/european-business-school-rankings-2019


MBA online 2020, segundo o Finantial Times

Os MBA online podem ajudar quem os faz a expandir as suas opções e a desenvolver uma perspetiva de negócios global. A pensar nisso, o Financial Times (FT) divulgou, em março último, um diretório de business schools que disponibilizam formação pós-graduada de negócios e MBA à distância. A listagem teve por base pesquisa em escolas de vários países que oferecem diferentes tipos de programas online, distintos também nos custos médios de matrícula, na percentagem de estudantes internacionais e nas bolsas de estudo que atribuem.

No diretório de MBA online do FT podemos encontrar, por exemplo, a Alliance Manchester Business School, do Reino Unido, o Babson College, dos EUA, ou a Birmingham Business School, também dos Estados Unidos. Mas a lista (que pode ser consultada em https://www.ft.com/online-mba/list/2020) contempla ainda universidades e business schools de Espanha, Austrália, Itália ou Bélgica. A flexibilidade das plataformas online permite que os alunos, executivos quase sempre com uma vida profissional muito ativa, possam trabalhar a qualquer momento, em qualquer lugar e em diferentes dispositivos, inclusive no telemóvel. Uma das características que leva muitas vezes os futuros alunos a considerarem a opção entre o campus ou o digital, sobretudo os que já têm uma carreira muito preenchida.

Mas no que toca a rankings propriamente ditos, o Online MBA Ranking 2020, do FT, também divulgado em março deste ano, coloca no topo da lista, como a business school mais bem posicionada no panorama internacional, a Warwick Business School, do Reino Unido, seguida da espanhola IE Business School (na terceira posição) e da norte-americana University of Massachusetts Amherst: Isenberg, em quarto lugar.