MENU
dossiê promocional
especial mba & pós-graduações | entrevista

“Um MBA de alta qualidade será mais valioso do que nunca”

Andrew Main Wilson, Chief Executive da AMBA & BGA

A AMBA é uma organização internacional responsável pela acreditação de Masters in Business Administration (MBA) em universidades e business schools em todo o mundo, Portugal incluído. Andrew Main Wilson, Chief Executive da AMBA & BGA, falou do que está a mudar no setor e do porquê de a formação em MBA continuar a ser uma mais-valia

Numa altura em que o coronavírus está a mudar a vida de todos, como é que vê os cursos de MBA em e-learning. Será esse o caminho para as escolas de negócios?

Durante os últimos cinco anos, a maioria das melhores business schools do mundo evoluiu os seus programas 100% presenciais, no campus para programas mistos, que conjugam o ensino cara a cara com o ensino online.

Algumas criaram programas de MBA 100% online, mas estes têm sido relativamente raros e normalmente só foram oferecidos por 5% a 10% das melhores business schools.

O coronavírus subitamente forçou a maioria das universidades e business schools do mundo a mudar para um ensino 100% online. Esta mudança dramática diminuirá assim que uma vacina seja desenvolvida com sucesso e a maioria da população mundial impactada pelo coronavírus fique inoculada.

E as business schools estão preparadas para esta nova realidade?

A súbita necessidade de mudar para o ensino online terá um impacto duradouro. Ao longo da história, alguns grandes desenvolvimentos foram alcançados durante crises, quando a rápida inovação foi forçada por organizações em condições de mercado difíceis. Acredito que a evolução da aprendizagem online provará ter avançado pelo rápido desenvolvimento de produtos pelas universidades e pelas business schools durante a crise do coronavírus.

No entanto, o bloqueio forçado de estudantes e docentes em muitos países do mundo será uma lembrança pungente a todos do poderoso valor cultural da comunicação presencial. Por isso acredito que o futuro do MBA estará no domínio da aprendizagem mista, obtendo a mistura ideal entre o “cara a cara” e a discussão em sala de aula com um ensino online forte e conveniente.

Fazer um MBA ainda é uma mais-valia para um profissional?

Nos últimos 10 anos o mundo da liderança empresarial e da tomada de decisões tornou-se cada vez mais complexo, global e incerto. É por isso que um MBA de uma business school líder continua a ser muito valorizado por académicos, negócios e alunos.

O coronavírus acelerou drasticamente esta complexidade, a interdependência global e incerteza ainda mais. Vão ser precisos muitos dos melhores licenciados em MBA que trabalham em organizações de todas as dimensões, em todos os países, para garantir que as economias mundiais, tanto as pequenas como as grandes, possam recuperar o mais abrangente e rapidamente possível. Alguns empreendedores brilhantes e gestores corporativos vão lutar se não tiverem formação e quadros de alto calibre para planear o futuro das organizações. Por isso acredito que um MBA de alta qualidade de uma universidade líder ou business school será mais valioso do que nunca.

Onde se encontram hoje em dia os melhores lugares para fazer um MBA?

A AMBA acredita 275 business schools em 70 países. O meu conselho a um estudante ou gestor ambicioso que queira fazer um MBA é entrar na escola com melhor qualidade que puder, dentro da sua gama de preços, uma vez que um MBA deve combinar o melhor da gestão global e liderança de pensamento com o reconhecimento do ensino contextualmente dentro do mercado em que o aluno do MBA provavelmente continuará a sua carreira.

Por essa razão, um MBA numa escola menos conhecida do país em que o aluno quer cumprir a sua carreira poderá ser mais útil do que um MBA de uma das mais famosas business schools do mundo.


PUB