MENU
dossiê promocional
especial formação para executivos | painel de notícias

Investimento na requalificação precisa-se!


Numa altura em que se colocam em causa as questões relacionadas com a requalificação profissional e a incerteza que rodeia algumas profissões a formação está ainda mais na ordem do dia. O mais recente estudo da Mercer, o “Global Talent Trends 2020”, encontrou algumas conclusões também nesta matéria, já que 99% das organizações inquiridas revelou considerou que a requalificação dos seus colaboradores é o investimento que pode ajudar a gerar mais sucesso nos negócios.

Apesar desta tendência, o estudo da Mercer conclui também que a falta de habilitações é apontada como um dos principais motivos pelo qual as transformações falham. Por outro lado, e ainda que 78% dos colaboradores das empresas afirme estar preparado para adquirir novas competências, 38% afirma que não tem tempo suficiente para aprender.

Constata-se ainda que 34% dos líderes de recursos humanos estão a investir na requalificação dos colaboradores, como parte da estratégia de implementação do futuro do trabalho. No entanto, 40% não sabe as habilitações dos membros da sua equipa.

Em todas as regiões do globo contempladas no “Global Talent Trends 2020”, os colaboradores afirmaram que no próximo ano, a inovação vai ser a competência mais procurada. Na Alemanha, os colaboradores e líderes de recursos humanos, assumem que o marketing digital é umas das suas principais prioridades, enquanto em regiões como África, Médio Oriente, Pacífico, ao marketing digital junta-se também a análise de dados. Este estudo, que partilha ideias de mais de 7 mil executivos, líderes de recursos humanos e colaboradores, de 16 geografias, constata que, em parte devido à pandemia, os líderes enfrentam tempos desafiantes quer na gestão dos negócios quer das equipas.

Em grande parte das regiões abordadas pelo “Global Talent Trends 2020”, os requisitos mais valorizados pelos colaboradores a nível profissional são as oportunidades de crescimento pessoal e profissional (73%).Quando questionados sobre que requisitos mais valorizam na promoção da carreira, 67% dos colaboradores afirmou ser o facto de empresa lhes dar a oportunidade de crescer tanto a nível pessoal como profissional; 65% destacou o facto da empresa ter noção das suas capacidades e das suas áreas de melhoria a nível de competências; 65% referiu o conhecimento de que competências são necessárias no futuro e/ou quais poderão estar em risco de ficar obsoletas; e 64% considera a possibilidade de fazer formação adequada às competências de futuro.