MENU
dossiê promocional
especial formação para executivos | painel de notícias

Líderes falham teste de confiança


OÍndice de Confiança na Liderança desenvolvido pela Harvard Business Review Analytic Services e Odgers Berndtson, uma consultora internacional especializada em soluções integradas de liderança, questionou 1890 executivos seniores, à escala global, sobre se acreditavam se as empresas estão preparadas para enfrentar tempos disruptivos e se estão confiantes nos seus líderes.

85% dos executivos destacam a falta de confiança nos líderes para responderem com sucesso às causas da disrupção, com apenas 15% a mostrar confiança nas capacidades dos seus CEO para lidar com a nova realidade.

A resistência à mudança, não reconhecendo o impacto da disrupção nos seus setores e modelos de negócio, e a falta de uma visão clara para as suas organizações sobre o futuro estão entre as razões apontadas para essa falta de confiança.

No seio da empresa, cabe ao CEO o papel dominante na gestão da disrupção de acordo com 85% dos inquiridos deste Índice de Confiança na Liderança. É este profissional que concentra a responsabilidade e o poder de decisão para adaptar e preparar as organizações para novas realidades. O estudo sugere que as empresas devem desenvolver líderes com as características como determinação, a coragem, o pensamento estratégico, a curiosidade, a resiliência, a capacidade de adaptação e inteligência emocional para prosperarem num mundo complexo. Nesta ótica, encontrar e reter talento deve ser uma prioridade para as empresas.