MENU
dossiê promocional
especial saúde | opinião

Nova abordagem à fixação de próteses a implantes dentários

Ana Cortez, RDI Manager da Celoplás, Plásticos para a Indústria

Sistema Simplified é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020 e desenvolvido em parceria entre a indústria e os centros de investigação nacionais





N ova abordagem às soluções de fixação de próteses a implantes dentários, o sistema Simplified pretende oferecer aos doentes e profissionais de saúde um produto significativamente mais rápido, económico e vantajoso para o sucesso do tratamento dentário. Integra um conjunto retentor de plástico, que é acoplado a um pilar dentário para permitir a sustentação e retenção da prótese sobre o implante por meios totalmente mecânicos. O sistema garante a vedação correta entre a prótese e os elementos protésicos, sem recurso à técnica de aparafusamento ou à técnica cimentada.

Parceria vencedora

O projeto Simplified surgiu da colaboração entre a Celoplás, Plásticos para a Indústria, o promotor líder, a Gadget Whisper, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), envolveu um investimento elegível FEDER de 934.337,14 euros.

O trabalho foi feito através da aplicação e desenvolvimento de conhecimentos de implantologia dentária, design e desenvolvimento de produto, simulação estrutural, tecnologias de micromaquinação, micromoldes, microinjeção, materiais de elevado desempenho e revestimentos antidesgaste com propriedades antimicrobianas.

De acordo com a situação clínica e força de retenção necessária, o sistema Simplified pode ser aplicado em próteses unitárias ou compostas, totais ou parciais, temporárias ou definitivas. Basta mudar um dos componentes do conjunto, o retentor interno. Materiais selecionados de elevada performance, como o PEEK (poliéter-étercetona), permitem a utilização segura dos componentes retentores quando são aplicados em métodos de fabrico precisos, como a micromaquinação e microinjeção.

A complementaridade de competências entre os parceiros envolvidos foi essencial para o sucesso do projeto

Aposta em sinergias

Os nanorrevestimentos desenvolvidos aumentam as características diferenciadoras do produto, conferindo-lhe propriedades mecânicas e biológicas que permitem ultrapassar problemas clínicos frequentes causados pela perda da força de aperto do pilar ou dos parafusos protésicos. Os instrumentos auxiliares de aplicação permitem simplificar o processo de inserção e manutenção da prótese dentária e a definição de referências para construção das próteses com recurso às técnicas tradicionais de impressão ou de aquisição de imagem via scanner.

A aposta em sinergias que possibilitam a transferência de conhecimento e experiências entre as instituições do SCT e a indústria teve um grande impacto na qualidade dos resultados alcançados, demonstrando as vantagens para o tecido empresarial português desta forma de atuar. Os resultados do projeto Simplified estão agora materializados num pedido de patente europeu.

Para mais informações, consulte a página do projeto em www.simplified.pt.