MENU
dossiê promocional
especial teletrabalho | opinião

Ultrapassar desafios

Bruno Filipe Costa, partner da CodeFQ Portugal (www.codefq.com/pt)

No mercado laboral foram criadas soluções não convencionais para responder à necessidade urgente de oferecer novas saídas a quem se encontra em fase de transição na sua carreira





Q uando a Air France anunciou, em julho de 2020, um corte de cerca de 15% no seu quadro de pessoal, iniciou um processo transversal de redução de colaboradores em todo um sector.

Num cenário tradicional, um processo de saída de um colaborador origina uma necessidade de regresso ao mercado de trabalho. O mindset tradicional levaria esse colaborador a tentar ingressar no mesmo sector de atividade, nas mesmas funções onde tinha desenvolvido a sua carreira. Um piloto de avião tentaria encontrar uma solução para o seu futuro noutra companhia de aviação, por exemplo. Mas todo o sector estava a contrair-se em 2020.

Os agentes económicos olham para crises anteriores à procura de modelos e respostas para problemas atuais. Mas esta pandemia trouxe variáveis que o mundo ainda não tinha visto. O ano de 2020 “ofereceu” ao mundo algo tão nocivo quanto original: uma crise global e não limitada a um mercado, um movimento de redução do número de postos de trabalho transversal à grande maioria dos sectores e limitações esmagadoras ao relançamento da economia.

Segundo o Fórum Económico Mundial, foram perdidos em 2020 mais de 100 milhões de postos de trabalho a nível mundial, com um impacto de vários milhares de milhões de dólares para as economias mundiais. Embora alguns já tenham sido recuperados no primeiro trimestre de 2021, a realidade é que dezenas de milhões de pessoas continuam em situação de desemprego ou de redução substancial de horas de trabalho. Trata-se de um impacto devastador para as economias, com as respostas públicas a serem insuficientes e, até à data, ineficazes para atenuar os seus efeitos.

Sonhamos com um mundo com pleno emprego e apoiamos empreendedores nos seus sonhos

O mundo sentiu a necessidade de se reinventar e os nossos hábitos e rotinas foram completamente transformados por imposição da pandemia. No mercado laboral, foram criadas soluções não convencionais para dar resposta eficaz à nova realidade e à necessidade urgente de oferecer novas saídas a quem se encontra em fase de transição na sua carreira.

Já não existiam apenas os temas do lay-off, do teletrabalho ou das novas formas de relações sociais. Era imperioso haver uma resposta privada e complementar para um problema público e social, para o que, acima de tudo, é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito ao trabalho e à dignidade individual. O programa CodeFQ surgiu neste enquadramento e resultou da combinação da experiência acumulada dos seus fundadores e parceiros na área do empreendedorismo e franchising. A criação de um programa de emprego foi uma decisão natural e uma clara oportunidade para as empresas e colaboradores num momento de enormes desafios.

O CodeFQ é um serviço integral de consultoria e acompanhamento, através de assessoria técnica e mentoria, que multiplica as opções para se iniciar uma nova carreira profissional, alternativa ao trabalho por conta de outrem e adaptada às incertezas do mercado laboral. Com o CodeFQ procuramos criar algo mais do que um programa de formação. Ambicionamos desenvolver talentos, preparar os candidatos para o autoemprego e oferecer um apoio eficaz e pertinente por parte da iniciativa privada a um desafio de enormes dimensões, a que o país têm dificuldades em responder, para encontrar soluções.

Criámos, assim, um modelo enriquecedor para operações de outplacement, porque na CodeFQ sonhamos com um mundo com pleno emprego e apoiamos empreendedores nos seus sonhos, sabendo que, enquanto sociedade, devemos ter a ambição de ultrapassar todos os desafios, mesmo aqueles que nos fazem esconder atrás de uma máscara.