MENU
dossiê promocional
especial teletrabalho | opinião

Mente sã, empresa sã

Ana Ruivo, gestora da Team 24

Em março de 2020, o panorama mudou devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Foi nesse momento que as consciências despertaram e que as empresas se consciencializaram da importância de cuidar da saúde mental das suas pessoas





A Team 24 nasceu em 2017, com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar psicológico dos colaboradores das empresas. Apesar de a saúde mental ainda ser estigmatizada e conotada negativamente em Portugal, é importante que se quebrem os preconceitos, sobretudo por esta ser uma área com enorme impacto na vida pessoal e profissional das pessoas, com consequências na economia das organizações.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que há um retorno de quatro euros por cada euro investido na saúde mental. Este dado, juntamente com a elevada incidência de perturbações mentais e emocionais na população portuguesa, o elevado consumo de psicofármacos e a elevada percentagem de baixas por motivos psicológicos, como stress, depressão, ansiedade e burnout, seria suficiente para os executivos prestarem especial atenção ao tema. Mas a saúde mental foi sendo mantida na sombra das prioridades organizacionais até agora.

Em março de 2020, devido à pandemia causada pelo SARS-CoV-2, o panorama mudou. O medo do desconhecido, a insegurança laboral, o teletrabalho e todas as mudanças que este vírus causou colocaram à prova a resiliência das pessoas e das organizações. Foi nesse momento que as consciências despertaram e que as empresas se consciencializaram da importância de cuidar da saúde mental das suas pessoas. As prioridades reajustaram-se e a busca de soluções adequadas intensificou-se.

Neste contexto, a Team 24 (www.team24.pt) apresenta-se como uma solução simples, eficaz e economicamente viável, que colmata as necessidades atuais do mercado empresarial.

Proporcionando um Programa de Apoio Psicológico aos Colaboradores, a Team 24 disponibiliza uma linha telefónica de assistência psicológica imediata, um chat de assistência psicológica e videoconsultas de psicologia. Nesta proposta de valor ainda estão incluídos talks/webinars de sensibilização e esclarecimento sobre questões relacionadas com o bem-estar psicológico e ferramentas de diagnóstico e avaliação de riscos psicossociais. Esta solução integrada é amplamente valorizada pelos colaboradores, como um benefício extrassalarial, mas também pelas equipas de recursos humanos, que se sentem mais acompanhadas e guiadas. A curto/médio prazo, o impacto na motivação, engagement e produtividade é notório.

Ao longo do último ano, foram muitas as empresas de gestão privada e pública que recorreram aos serviços da Team 24, de sectores que vão desde as tecnologias da informação à construção civil. É o caso do Grupo Casais – Engenharia e Construção, que reconheceu os benefícios da sua utilização e os mantém ativos até hoje.

Vivemos tempos de mudança de paradigma. É tempo de pensar na saúde mental como um ativo, sem nunca esquecer que as empresas são as suas pessoas e que tem de se cuidar delas.