MENU
dossiê promocional
especial PME Inovadoras | painel de notícias

AEP apoia internacionalização das PME


AJUDAR A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS empresas para os mercados asiáticos é o objetivo da Associação Empresarial de Portugal (AEP) com o projeto Next Challenge Asia. A AEP apresenta um conjunto de ferramentas digitais e guias que visam apoiar as PME portuguesas na estratégia de expansão para três dos mais importantes mercados daquela região: Japão, Coreia do Sul e China. Trata-se de instrumentos de pesquisa de mercado, autodiagnóstico do grau de maturidade e apoio na definição da estratégia para a internacionalização. Uma dessas ferramentas é a Business Intelligence, e incide na caracterização daqueles três mercados. Permite que as PME possam comparar e identificar oportunidades e características-chave de cada um deles.

Por sua vez, o Business Knowledge, outra ferramenta disponibilizada, possibilita diagnosticar o nível de preparação para iniciar um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. O terceiro instrumento ao serviço das PME é o Business Strategy e consiste na preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados. Esse processo é feito através de um questionário que avalia aspetos mais relevantes da envolvente interna e externa da empresa, o que ajuda a definir uma estratégia de segmentos de mercado, posicionamento e marketing mix.

A AEP refere que “estas ferramentas contribuem para a tomada de decisões mais informadas, permitindo a criação de uma estratégia de abordagem ao mercado mais sustentada e sólida”.