MENU
dossiê promocional
empreendedor região norte | painel de notícias

Um milhão para promover Caminho de Santiago


A TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL (TPNP) e os 10 municípios cruzados pelo Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, irão investir um milhão de euros de fundos europeus na promoção e valorização deste ativo turístico.

O Caminho Português da Costa tem 138 quilómetros de extensão e atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Segundo o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, a verba vai ser partilhada entre a entidade regional, os municípios e Turismo de Portugal e a promoção irá cruzar os Caminhos de Santiago com outros produtos turísticos, como o património, a gastronomia, os vinhos e a natureza.

Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago. Em 2019, antes da pandemia de covid-19, a peregrinação rumo à catedral de Santiago de Compostela, para venerar as relíquias do santo, a pé, a cavalo ou em excursões, atingiu o número recorde de 350 mil peregrinos.