MENU
dossiê promocional
empreendedor região norte | Casos de Sucesso

A arte de bem construir

A aposta no design e na constante procura de soluções criativas e inovadoras, para os desafios atuais da construção nos mercados onde está ativa, têm sido a base do sucesso da Ecosteel





L iderada por José Maria Ferreira, a Ecosteel construiu, a partir de Laundos, na Póvoa de Varzim, um grupo reconhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento de sistemas inovadores de caixilharia de construção, que se foi internacionalizando e dedicando a outras atividades. Integra, atualmente, oito empresas e uma organização sem fins lucrativos ligada à arte. Está atualmente presente em cerca de 20 países, incluindo Portugal, mercados onde se tem destacado como empresa inovadora e criativa. Disponibiliza, hoje, uma oferta alargada de soluções, que vão desde o desenvolvimento de sistemas de caixilharia até instalações artísticas e de design e tem uma capacidade de resposta a desafios que lhe permite acrescentar valor em todas as áreas onde está ativa.

Nove anos depois de ter sido criado, o Grupo Ecosteel integra cerca de 250 colaboradores e faturou, em 2021, um valor próximo dos 30 milhões de euros, o que representa um incremento de cerca de 30% em relação ao ano anterior.

A sua estratégia de crescimento tem passado, sobretudo, pela internacionalização, e tem sido apoiada na melhoria constante dos princípios básicos de organização, qualidade, inovação, customização, desenvolvimento tecnológico, no uso de novos materiais de construção e na criação de sistemas inovadores.

Ao longo dos último três anos, o Grupo Ecosteel investiu cerca de 10 milhões de euros no crescimento da sua capacidade produtiva

Mais de 30 anos de experiência

José Maria Ferreira criou o seu primeiro negócio, a Jofebar, em Vilar do Pinheiro há 30 anos, onde produzia caixilharias de alumínio. A Ecosteel foi fundada em 2013, com base na junção desta e de outras duas empresas.

Entretanto, à oferta de caixilharia de alumínio acrescentou a produção de coberturas, claraboias, aberturas de vidro e tornou as janelas inteligentes. Criou, entre outras, a marca Otiima | Much more than a window como resposta aos desafios da arquitetura contemporânea. Direcionada para um mercado exigente em termos de tecnologia, qualidade e design, é já uma referência para muitos reconhecidos arquitetos em todo o mundo, como Álvaro Siza Vieira, Aires Mateus, Eduardo Souto de Moura, Renzo Piano, RCR Arquitects, Rudy Ricciotti, Stéphane Marcoux & Pierre Guillaume Mathern e Phillippe Meyer, entre outros.

Uma janela inteligente

Constituído por uma equipa jovem, dinâmica e proativa, cujo foco é a inovação, o seu departamento Investigação e Desenvolvimento Tecnológico procura, em permanência, melhorar ainda mais toda a oferta da empresa. Ricardo Cortês, Mário Molho e André Almeida, os profissionais que coordenam este departamento, dão, como exemplo, “a melhoria do sistema 38PLUS com o fecho oculto no perfil central, que foi recentemente reconhecido com o Prémio Red Dot, um dos mais destacados concursos internacionais de design, na categoria Product Design”. Aberto a parcerias na área da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, a Ecosteel tem estabelecido protocolos de cooperação com entidades como o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, com quem estabeleceu uma parceria de investigação para o desenvolvimento da Smartframe, uma janela inteligente com funcionalidades integradas para melhoria de conforto e eficiência energética dos edifícios.