MENU
dossiê promocional
empreendedor região norte | painel de notícias

Exportações portuguesas de cortiça com valor recorde


AS EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS DE CORTIÇA atingiram, segundo um comunicado da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), um valor recorde de 1133 milhões de euros em 2021, um crescimento de 12% face a 2020 e de 7% relativamente a 2019.

Segundo a associação, os resultados deveram-se ao crescimento generalizado dos principais mercados deste sector, com destaque para França, o maior exportador mundial de vinhos, e Estados Unidos, a maior economia mundial e o maior consumidor de vinho. Cada um representou cerca de 18% do total exportado no ano passado. A indústria vinícola continua a ser o principal cliente do sector, com as exportações de rolhas de cortiça a ultrapassarem os 800 milhões de euros, ou seja, 73% do total vendido para o exterior no ano passado.

Com base nestes resultados, a associação reafirma o objetivo de chegar aos 1500 milhões de euros de exportações em 2030, aproveitando, segundo João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR, o “contexto mundial altamente favorável à cortiça, um material natural, versátil e amigo do ambiente que permite responder ao paradigma da sustentabilidade, tanto na vertente ambiental como na social e económica”.