MENU
dossiê promocional
especial teletrabalho | ABERTURA

Uma solução dos tempos modernos e um benefício em tempos de crise

Universo vasto, onde todos desempenham papéis importantes, o trabalho remoto está hoje na ordem do dia por razões que extravasam muito a atividade de empresas e instituições

Texto: José Miguel Dentinho



Hoje há muitos profissionais liberais e empresários em nome individual a trabalharem a partir de casa. O teletrabalho permite também aos funcionários de empresas e instituições executarem a sua atividade num local alternativo ao habitual, por exemplo, em casa ou num centro de teletrabalho. Para além de contribuir para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional das pessoas, pode aumentar a sua produtividade e reduzir custos às empresas, sobretudo com instalações e energia.

Flexibilidade laboral

Como é evidente, esta forma de trabalhar implica a existência de um acordo de flexibilidade laboral entre cada um dos colaboradores e a empresa, para desempenharem a sua atividade, cumprirem os seus deveres e assumirem as suas responsabilidades num local que não seja o seu lugar habitual de trabalho – um escritório, uma loja ou uma repartição pública, por exemplo. Mas isto diz respeito, como é evidente, apenas àqueles que trabalham por contra de outrem.

O teletrabalho, ou o trabalho remoto, está hoje na ordem do dia por razões que extravasam muito a atividade de empresas e instituições ou necessidades mais habituais dos indivíduos, como tomar conta de filhos ainda crianças ou de parentes mais idosos.

Comunicação rápida e fluida

O aparecimento da pandemia de Covid-19, um vírus desconhecido até ao final do ano passado, que tem tido os efeitos que temos vindo a constatar em quase todo o mundo, tornou necessário o uso do teletrabalho para manter uma parte da economia nacional e mundial em atividade, resguardando, em simultâneo, uma fração o mais significativa possível da humanidade à contaminação pela doença. Mas a existência da pandemia implica outros desafios.

Há empresas com as quais precisamos de nos relacionar, como bancos, companhias de seguros, oficinas automóveis ou os nossos fornecedores de água, energia e telefone. Como é que vamos aceder aos seus serviços agora que não devemos sair de casa? E aos fornecedores onde se pode comprar, para entregar em casa, tudo o que é necessário para o dia a dia, mas também coisas boas para os sentidos, como livros ou garrafas de vinho para companhia de jantares criativos, por exemplo? Qual é a fiabilidade de fazer compras através da Internet em tempos de Covid-19? Será que vão continuar a entregar a tempo e horas? São respostas a perguntas como estas, que mostram quais são as soluções remotas das empresas para quem não pode sair de casa, que procuraremos também explicar neste especial.

Um universo vasto

Mas o teletrabalho só poderá ser eficiente se as pessoas e as empresas conseguirem comunicar, de forma efetiva, umas com as outras. Aqui, o papel dos fornecedores deste tipo de serviços, como as operadoras de telecomunicações, é essencial para que tudo continue a funcionar de forma o mais fluida e rápida possível. Mas também é necessário que em casa ou noutro lugar qualquer onde as pessoas estejam a trabalhar neste regime tudo se cônjuge para isso, ou seja, existam os móveis mais adequados em termos de conforto e funcionalidade, incluindo cadeiras, mesas ou secretárias e também computadores, impressoras, etc.

Tudo isto significa que o teletrabalho é um universo vasto, onde todos desempenham papéis importantes, desde as empresas e instituições a todas as pessoas que usam este meio para trabalhar e permanecer ligadas umas às outras e ao mundo.

Prós e contras do teletrabalho

O teletrabalho tem vantagens para a empresa e para os seus colaboradores. Mas não é sempre o indicado para todas nem para todos. Eis algumas das vantagens e desvantagens:


VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

Reduz custos
É talvez a vantagem mais importante para as empresas, que poupam em espaço de escritório, energia elétrica, água e eventualmente em despesas de alimentação, transporte, equipamentos informáticos e outros, mobiliário, etc.

Melhora a produtividade
Há diversos relatos na Internet que referem o aumento da produtividade das pessoas em regime de teletrabalho, devido a poderem gerir melhor o seu tempo de trabalho, com menos interrupções e motivos vários de distração.

Facilita a gestão
O teletrabalho possibilita uma melhor gestão e planeamento dos fluxos de trabalho nas empresas e facilita os processos de decisão.

Agiliza o recrutamento
Quando não há limites no espaço físico que os colaboradores de uma empresa ocupam, ela pode aumentar rapidamente as suas ofertas de trabalho para responder a solicitações do mercado, por exemplo.



VANTAGENS PARA COLABORADORES

Diminuição do stress
A possibilidade de se poder controlar o ritmo de trabalho ajuda a diminuir o stress. Outra coisa que pode contribuir para isso é não haver necessidade de procurar lugar para estacionar o automóvel, ou, se for caso disso, de apanhar meios de transporte, que nem sempre são eficientes e fiáveis.

Aumento do bem-estar
Quando se trabalha em casa, há mais tempo livre e disponibilidade para a família quando se sabe programar e controlar os ritmos de trabalho. A diminuição do número de interrupções também contribui para isso.

Decréscimo das despesas
Dependendo da distância, as despesas com as deslocações de e para o local de trabalho, e não só, podem ter um impacto muito significativo no orçamento familiar. Trabalhar em casa pode ser um grande alívio para a carteira dos trabalhadores nesta situação.


DESVANTAGENS PARA AS EMPRESAS

Dificuldades de supervisão
A supervisão dos trabalhos e a avaliação do desempenho dos colaboradores são duas das grandes dificuldades das empresas com o teletrabalho.

Riscos de segurança e confidencialidade
Toda a comunicação entre a empresa e o colaborador usa meios digitais de comunicação, como e-mails, Skype, chats, etc., que são, apesar de todo o empenho que as empresas coloquem na sua segurança, vulneráveis. Podem permitir fugas de informação, alguma até mesmo confidencial.

Resistência à mudança
Nem todos os colaboradores estarão preparados para o teletrabalho. Pelo menos os que estão na empresa há muito tempo. Por isso as organizações têm de preparar o caminho, informando-os sobre tudo o que se irá passar e formando-os sobre a maneira de gerirem este método de trabalho, para que possa ser implementado com facilidade e para que o trabalho do dia a dia decorra e se desenvolva como habitualmente.

Enfraquecimento de laços no seio das equipas
Quando as equipas são compostas por trabalhadores remotos, dispersos por diferentes localizações e que muitas vezes nunca têm contacto presencial uns com os outros, é difícil estabelecer uma cultura forte e uma coesão entre todos, essenciais para se alcançarem ou superarem objetivos em prazos definidos.



DESVANTAGENS PARA COLABORADORES

Desvantagens para os colaboradores
Dificuldades em separar a vida profissional e pessoal Quem está em teletrabalho tem de saber quando começar e quando deve parar. Para que isso aconteça, deve ter pleno conhecimento das suas capacidades, para poder estabelecer ritmos de trabalho e chegar ao fim de cada dia com tudo o que planeou feito. A vida não é só trabalho. É também atividade física, lúdica, convívio com os amigos e família e tempo para não fazer nada.

Isolamento
Um dos benefícios do trabalho no seio da empresa é a possibilidade de se poder socializar com outros colegas de trabalho. Para atenuar este efeito, as empresas podem chamar os colaboradores em teletrabalho para ações de formação conjunta ou reuniões na empresa.

Progresso na carreira
A falta de contactos pessoais pode ter um impacto negativo no progresso na carreira. Por isso os colaboradores nestas condições devem assegurar que os seus supervisores e colegas de trabalho estão perfeitamente conscientes de que também fazem parte da equipa, mesmo estando a trabalhar fora do seu espaço físico.

Menos benefícios
Muitas vezes as empresas tratam os seus teletrabalhadores como empregados como os outros, exigindo-lhes o mesmo, mas usam-nos como trabalhadores independentes para evitar o pagamento de benefícios e custos com a Segurança Social.