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especial teletrabalho | casos de sucesso

RHMais coloca quase dois mil colaboradores em teletrabalho

Catarina e Paulo, são dois dos profissionais da RHmais a trabalhar a partir de casa

Em menos de uma semana, a empresa pôs as suas pessoas a trabalhar a partir de casa

Em pouco mais de uma semana, a RHmais – Organização de Recursos Humanos fez a transição para teletrabalho de quase todos os colaboradores dos seus contact centers. Esta operação, que abrangeu cerca de duas mil pessoas, contribuiu para a empresa garantir a continuidade dos serviços de atendimento e backoffice aos seus clientes no atual período difícil e imprevisível que o país vive.

Para tudo isto acontecer, a RHmais adaptou o seu programa de contingência, elaborado há 11 anos para enfrentar os problemas resultantes da propagação da gripe A (H1N1), para as necessidades atuais. A ação decorreu logo que começaram a surgir as primeiras informações sobre a disseminação do Covid-19 na Europa.

Proteção e mobilidade

Entre outros, foram redesenhados os processos de recrutamento e de formação, para privilegiar soluções digitais que já aplicava em menor escala, como o e-learning e o e-recruitment. Devido à experiência adquirida durante a anterior pandemia, a RHmais colocou rapidamente em prática esse plano, tomando medidas de proteção e mobilidade e poupando tempo precioso aos seus clientes.

O setor de contact centers tem grande potencial para usar o trabalho remoto como ferramenta privilegiada. Trata-se de uma atividade altamente digitalizada e tecnologicamente avançada, que permite que mais de 90% das pessoas da RHmais possam estar a trabalhar a partir de casa, das quais cerca de 40% com computadores próprios. Entre os seus clientes estão as maiores empresas de telecomunicações a atuar em Portugal. Dado integrarem um setor essencial para a economia nacional, agora ainda mais vital para os portugueses, foi muito importante a execução escrupulosa do plano de contingência e de continuidade de negócio da empresa.

As equipas de colaboradores foram sendo selecionadas com base em critérios de criticidade para a continuidade dos serviços. Em simultâneo, foram feitas avaliações e ajustes às infraestruturas de rede para se poder colocar milhares de colaboradores internos e externos em trabalho remoto.

Na iminência do fecho das escolas, as primeiras pessoas enviadas para casa foram as que tinham condições de saúde mais frágil, dado saber-se que eram as mais suscetíveis aos efeitos da ação do vírus. Mas era necessário que todos tivessem nas suas habitações condições para realizarem, em trabalho remoto, a sua atividade habitual. O acesso à Internet era essencial, dado que tudo o resto foi disponibilizado: computadores, cabos, headsets, sempre sem limites ou restrições.

Produtividade cresce

Desta forma, e com o apoio incansável dos clientes da empresa para o fornecimento de ferramentas tecnológicas, foi possível em quatro dias ter todos os seus colaboradores a trabalhar em segurança a partir de casa. Foi uma megaoperação de cedência de material a quem não o tinha, desde PC a monitores e routers 4G, que envolveu também testes intensivos aos acessos e ao funcionamento das soluções informáticas.

As medidas adotadas permitiram, inclusive, melhorar a produtividade das equipas até 15% em determinadas operações. A mudança contribuiu para o grau de satisfação dos clientes ter crescido 5,5%, ultrapassando os seus objetivos anuais para o corrente ano.

O que é a RHmais?

É uma empresa de âmbito nacional, fundada em 1987, com sede em Lisboa, ativa nas áreas seguintes: contact centers, outsourcing, handling, job solutions, training, e-learning, consulting e customer experience.


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