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especial transformação digital | opinião

O ensino superior user friendly

Ana Pinto Borges, presidente do conselho pedagógico do ISAG – European Business School

Conhecer e compreender os estudantes permitirá ajustar a oferta formativa e antecipar as necessidades do mercado de trabalho





O início de um novo ano letivo recorda às instituições que não há verdades absolutas em relação ao ensino. Os hábitos e comportamentos das novas gerações, cada vez mais conectadas e digitais, estão a impor um ritmo sem precedentes às instituições de ensino superior, que precisam de reinventar-se para acompanhar as mudanças e novidades.

O debate em torno da transformação digital nas instituições de ensino superior, relançado em contexto de pandemia, tem gerado várias questões e dúvidas no meio académico. A transição da sala de aula para as plataformas virtuais, em simultâneo com as aulas presenciais, será um desafio imposto ao ensino a partir de setembro. A integração da tecnologia no processo de aprendizagem vai muito além da disponibilização de conteúdos em plataformas digitais e é fundamental criar estratégias sólidas para assegurar a manutenção da excelência no setor da educação em Portugal.

Há também novas oportunidades nesta revolução digital para as instituições, sobretudo na aquisição de competências em diferentes áreas. A digitalização e automação dos serviços pode trazer benefícios ao nível da otimização dos recursos humanos e da rapidez de resposta. Em destaque estão a criação de apps e chatbots em substituição dos tradicionais serviços de atendimento, para um acompanhamento mais flexível aos estudantes. Para além de proporcionarem uma melhor experiência, podem ser o primeiro passo para a análise de dados, a tendência da década. Através da digitalização será possível, por exemplo, traçar o perfil real da comunidade académica e monitorizar as suas preferências e comportamentos. Conhecer e compreender os estudantes permitirá ajustar a oferta formativa e antecipar as necessidades do mercado de trabalho, preparando-os, em tempo real, para as alterações existentes.

Não obstante as mudanças, o objetivo do ensino superior continuará a ser o mesmo: promover uma educação de elevada qualidade e capaz de contribuir ativamente para o aumento da competitividade do país.