MENU
dossiê promocional
especial transformação digital | casos de sucesso

Crescimento das vendas online é oportunidade para a Mobiweb

Márcio Martins, CEO da Mobiweb

Empresa está a desenvolver tecnologia mobile que irá permitir, a qualquer organização, ter uma aplicação e-commerce com tecnologia de ponta a um custo acessível





M árcio Martins, CEO da Mobiweb, diz que o principal mercado da empresa é o setor empresarial, em particular o das telecomunicações e da televisão. Atualmente, tem projetos em desenvolvimento para clientes no Qatar, na Irlanda, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Portugal.

O que é a Mobiweb e quais são as suas principais áreas de atividade?

A Mobiweb é uma startup tecnológica fundada em 2017. Sediada no distrito do Porto, conta com dois outros escritórios em Coimbra e na Madeira. Desenvolvemos aplicações mobile e web para diversas indústrias e localizações, bem como serviços de consultoria personalizados para empresas de desenvolvimento de software.

Quais são os principais mercados e setores em que a empresa está ativa?

O nosso principal mercado é o empresarial, nomeadamente o setor das telecomunicações e da televisão. Encontramo-nos em fase de crescimento e estamos a trabalhar em projetos para clientes no Qatar, na Irlanda, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Portugal.

O que distingue o serviço da Mobiweb no mercado?

Além dos projetos que desenvolvemos para clientes, também temos uma área de I&D. Aí, investimos em produtos internos, como o nosso novo produto de gestão de juntas de freguesia (juntamais.pt). Com este tipo de iniciativas, exploramos novas tecnologias e colocamo-las em prática antes de serem conhecidas. Ganhamos, assim, uma vantagem tecnológica, já que os nossos colaboradores ficam cada vez mais experientes, numa altura em que a procura dessas tecnologias está a crescer exponencialmente, como acontece com as ReactJS e React Native.

Por outro lado, a Mobiweb destaca-se pela importância que dá à qualidade de vida dos seus colaboradores. Incentivamos a flexibilidade do horário de trabalho e o regime de teletrabalho (muito antes da Covid-19), o que faz com que os mais qualificados queiram trabalhar connosco, mesmo neste mercado tão competitivo.

Quais são as vantagens principais da transição digital nos setores em que a empresa atua?

As principais vantagens são a redução de custos e de tempo despendido, tanto para as empresas como para os seus clientes. Isto porque as soluções online funcionam de forma automatizada, e o acesso online pelo cliente é extremamente rápido e prático. Nesse aspeto, sentimos que podemos contribuir bastante para a transformação digital de várias empresas.

A venda online está em forte crescimento, maioritariamente através de websites. No entanto, apesar de serem, na sua maioria, acedidos por smartphones, os websites são otimizados para a utilização em computadores, o que não deixa de ser um contrassenso. Percebemos isto cedo e encontramo-nos a desenvolver tecnologia mobile que irá permitir, a qualquer empresa, ter uma aplicação e-commerce com tecnologia de ponta, a um custo acessível, focada na utilização a partir de dispositivos móveis.

Qual é e será o impacto desta tendência no vosso negócio?

Naturalmente que o impacto da transformação digital numa empresa tecnológica como a Mobiweb tem tudo para ser positivo. Mas é preciso evoluir com os métodos e ferramentas adequadas, não descurando o bem-estar das pessoas que trabalham ou que vão usufruir dessa transformação. Perceber cedo a tendência tecnológica é determinante para o sucesso de todos, sob pena de se investir em ferramentas obsoletas, que se podem tornar um encargo em termos de custos de manutenção.

Como startup, temos, por isso, a responsabilidade de estar sempre na vanguarda tecnológica, para garantir o futuro dos nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Quanto ao funcionamento interno, continuaremos a promover uma política de trabalho à distância sempre que possível, mesmo depois desta fase pandémica. Talvez até com medidas inovadoras em Portugal, que permitam otimizar a qualidade de vida dos nossos colaboradores, porque são estes que deixam os nossos clientes satisfeitos.