MENU
dossiê promocional
especial transformação digital | casos de sucesso

A segurança digital é uma batalha permanente

Samuel Fernandes, diretor comercial da Orcinus

A automatização do tratamento das ameaças pode satisfazer as atuais necessidades de segurança cibernética e ter vantagens na batalha contínua contra os cibercriminosos, diz Samuel Fernandes, diretor comercial da Orcinus





S amuel Fernandes acredita que as soluções de cibersegurança baseadas na inteligência artificial (IA) são capazes não só de prevenir as conhecidas, mas também as novas ameaças.

A crise provocada pela Covid-19 afetou as iniciativas e objetivos tecnológicos da BlackBerry?

Devido ao nosso património de comunicações móveis seguras, o nosso foco inicial foi ajudar as empresas a adaptarem-se rapidamente. Estamos também empenhados em ajudá-las a navegar neste tempo desafiante e em apoiá-las com as soluções certas para manter as pessoas e os dados em segurança.

Os nossos objetivos e estratégia não mudaram. Continuamos empenhados em ligar, assegurar e gerir cada ponto final na internet das coisas (IoT). Para além de uma empresa ou edifício seguro, pensamos na construção de infraestruturas críticas e na segurança dos serviços públicos, do automóvel e do próprio consumidor.

Temos visto os gigantes do mundo tecnológico a mobilizarem-se e a colaborarem para combater o vírus. Qual tem sido a resposta da BlackBerry?

Para garantir que trabalhar a partir de casa é o mais seguro e protegido possível, estamos a oferecer muitas das nossas soluções gratuitamente, durante um período limitado. O nosso objetivo é permitir às empresas assumirem o controlo da sua segurança numa altura em que as redes domésticas estão a tornar os dados mais vulneráveis do que nunca. Através de whitepapers, webinars e do nosso blogue, estamos a manter os nossos clientes informados sobre o que podem fazer para manter as suas forças de trabalho seguras durante estes tempos difíceis.

Como prevê o desenvolvimento do setor da segurança nos próximos três a cinco anos?

As tecnologias dependerão das utilizadas pelos cibercriminosos. A inovação deve ser contínua, já que estes procuram sempre novas formas de levar a cabo as suas ações prejudiciais. Estamos à espera, por exemplo, de novas estratégias de ataque em formatos de ficheiros existentes e amplamente utilizados. No ano passado encontrámos cargas maliciosas residentes em ficheiros áudio WAV.

A nossa nova plataforma BlackBerry Spark permite a existência de ambientes muito mais simples e seguros. A capacidade de automatizar o tratamento das ameaças pode satisfazer as atuais necessidades de segurança cibernética e dar-nos vantagens na batalha contínua contra os cibercriminosos.

É difícil dizer como é que o mundo da tecnologia será após a pandemia. Mas esperamos ver as organizações recuperarem rapidamente e continuarem a inovar no setor da IoT.

Temos de criar tecnologias protetoras e de continuar a investigar ameaças novas e antigas, como os trojans de acesso remoto patrocinados pelo Estado chinês, que têm visado a propriedade intelectual ocidental há quase 10 anos. Além disso, temos de continuar a desenvolver uma proteção fiável dos pontos finais e tecnologias de comunicação seguras, que funcionem em todas as indústrias. E devemos prever as próximas ameaças cibernéticas antes do tempo, utilizando tecnologia preditiva e inteligente. A aprendizagem com máquinas e a IA são o caminho para a segurança cibernética. Estamos a trabalhar com a nossa equipa do BlackBerry Labs para as desenvolver a partir do zero.

“Continuamos empenhados em ligar, assegurar e gerir cada ponto na internet das coisas”

Quais as vantagens da BlackBerry?

Em 2018 iniciámos uma estratégia para nos concentrarmos no software empresarial. Quisemos aproveitar a nossa experiência em segurança e comunicações móveis e aplicá-la a um vasto conjunto de terminais, para além dos smartphones BlackBerry. Reconhecemos que a IoT transformaria as indústrias e que mais informação seria empurrada para o limite. Percebemos também que estes pontos finais e a informação neles contida teriam de ser ligados, geridos e assegurados à medida que a informação inteligente continuasse a desenvolver-se e a emergir.

Hoje em dia, a BlackBerry está bem posicionada para tirar partido da força da sua marca, conhecimentos de segurança e dos seus sistemas para ter impacto na IoT.

A sua experiência e perícia em mobilidade segura dá à empresa uma vantagem substancial no mercado atual, onde quase tudo é um dispositivo ligado à internet e quase tudo é móvel.

Como podem as empresas proteger-se melhor contra os ataques, especialmente enquanto as suas pessoas trabalham em casa?

Um dos ataques mais frequentes é o e-mail phishing. A primeira coisa que uma organização pode fazer é ensinar ao seu pessoal como procurar sinais de atividade maliciosa e como reagir se forem suspeitos. A implementação da zero trust à sua caixa de correio é sempre fundamental.

Através da capacidade de aprendizagem e adaptação, as soluções de IA podem reagir e adaptar-se dinamicamente às necessidades e riscos de uma organização ou de um empregado individual. As que potenciam a machine learning podem impedir que os ataques de phishing tenham sucesso, mesmo quando os empregados são distraídos ou enganados por e-mails especialmente trabalhados. Esta técnica inovadora torna os ataques de malware, resgate e de dia zero ineficazes à velocidade da máquina.

Quando regressarmos à normalidade, muitas organizações e utilizadores perceberão os ganhos de produtividade e o valor de uma força de trabalho verdadeiramente móvel. Mas isso só acontecerá se tiverem implementado soluções de confiança zero, que garantam que esta nova forma de trabalho é simultaneamente segura e protegida.

Quais as principais tendências tecnológicas no espaço da segurança informática?

Veremos um desenvolvimento contínuo de soluções de deteção e previsão de ameaças com base na IA. As atuais ameaças à segurança informática são vastas e incrivelmente inteligentes e muitas estão a empregar a própria IA de forma armada. Há mais ameaças concebidas para escapar às tradicionais defesas de perímetro, invisíveis aos métodos padrão de deteção. As soluções de cibersegurança baseadas na IA são capazes não só de prevenir as conhecidas, mas também de prever e prevenir novas ameaças antes de causarem danos significativos.

“Em 2018 iniciámos uma estratégia para nos concentrarmos no software empresarial”

Quais as principais iniciativas da BlackBerry no espaço de segurança do software empresarial?

Além de oferecer às empresas assistência adicional na implementação dos seus programas de trabalho à distância sem custos, estamos concentrados em algumas iniciativas de médio a longo prazo no espaço de segurança empresarial.

Na conferência da RSA anunciámos que a nossa plataforma BlackBerry Spark apresenta agora uma camada de segurança unificada de endpoint (UES) que pode trabalhar com a BlackBerry UEM para proporcionar segurança zero trust. A BlackBerry Spark oferece um amplo conjunto de capacidades de segurança e visibilidade, abrangendo utilizadores, dispositivos, rede, aplicações e dados, bem como gestão e privacidade de dados. Os seus componentes são concebidos para trabalhar em conjunto, de modo a proporcionar o mais alto nível de segurança e gestão, com uma experiência de utilizador mais simples e produtiva em qualquer ponto final, a partir de qualquer localização, em qualquer rede.

O que é o BlackBerry Intelligent Security?

O BlackBerry Intelligent Security utiliza, desde que renomeado BlackBerry Persona, uma combinação de fatores contextuais e comportamentais para adaptar dinamicamente os requisitos de segurança e calcular uma pontuação de risco única para cada interação. Tem o potencial de fazer algo que muitas vezes se pensava ser impossível: melhorar a experiência do utilizador para o utilizador empresarial e, ao mesmo tempo, a segurança de dados e dispositivos.