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especial transformação digital | casos de sucesso

O uso inteligente da tecnologia no setor segurador

Rui Monteiro, CEO da Nau21

O desafio é proporcionar às suas empresas a capacidade de oferecerem aos seus clientes serviços e ofertas mais rápidos, simples, seguros e personalizados





R ui Monteiro, CEO da Nau21, que presta serviços de consultoria digital e inovação, diz que um dos objetivos da sua empresa é melhorar a performance das suas clientes, tornando-as mais eficientes e produtivas sem nunca perder o seu posicionamento e o foco nos clientes.

O que significa usar a tecnologia de forma inteligente?

O investimento em tecnologia, por si só, não significa evoluir ou melhorar. Para tirar dela o melhor proveito é preciso ser aplicada a casos concretos e gerar valor. Quando se consegue otimizar os processos internos de uma empresa, gerando mais eficiência com menos custos e menos vulnerabilidade à fraude, e se oferece comodidade e transparência aos utilizadores finais, estamos a utilizar a tecnologia de forma inteligente.

Por exemplo, no caso específico do mercado segurador, quando conseguimos substituir o complexo processo de contratação de um seguro por outro com os mesmos resultados mas sem a necessidade de intermediários, totalmente automatizado, robusto e confiável, estamos a revolucionar. Existem várias tecnologias disponíveis para esta revolução, como a blockchain, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e sensores inteligentes, entre outras.

Porque é que a transformação digital é uma necessidade para o futuro das pessoas, empresas e instituições públicas?

A transformação digital não é um conceito para o futuro. É algo em que as empresas têm de estar focadas para continuarem vivas.

Em grande medida, foi motivada pela pressão dos consumidores na procura de serviços e ofertas mais rápidos e próximos, simples e personalizados. A nova realidade a que o mundo foi submetido devido à pandemia da Covid-19 obrigou a um novo normal, com impacto duradouro na vida das pessoas e empresas e mais pressão sobre as últimas para se adaptarem. Enfrentam agora um enorme desafio para se reorganizarem internamente, privilegiando o teletrabalho e reinventando o acesso aos seus serviços/produtos.

A digitalização da cadeia de valor já se encontra bastante desenvolvida, com recurso a plataformas de e-commerce para a transação de produtos físicos. O mesmo não se pode dizer em relação às empresas que prestam serviços, que necessitam de vários atores e suportam a sua atividade no aconselhamento especializado. Nestes casos, é necessário criar soluções mais complexas, que funcionem de forma colaborativa e participativa.

De que formas é que a tecnologia blockchain poderá contribuir para a implementação de uma digitalização fácil de compreender, de simples acesso e utilização e, em simultâneo, eficiente?

O desafio é proporcionar às seguradoras a capacidade de oferecerem aos seus clientes serviços e ofertas mais rápidos, simples e personalizados. A tecnologia blockchain tem características únicas, que potenciam a sua aplicabilidade em variadas situações. Basicamente, faz o registo de dados de forma distribuída por todos os elementos de uma rede, reduzindo ou eliminando o número de intermediários nos processos. Utiliza mecanismos de estabelecimento de confiança/consenso em relação aos dados e oferece integridade, transparência, imutabilidade, simplicidade e, acima de tudo, o princípio de “não repúdio”, fundamental quando se pretende automatizar a execução de contratos.

A equipa Nau21 em teletrabalho

Em particular no setor segurador, quais têm sido os principais problemas que a digitalização trouxe e de que forma é que a Nau21 os tem tentado solucionar?

A Nau21 dedica muito do seu esforço à aplicabilidade de uma mentalidade digital, para que os processos de negócio das empresas obedeçam a uma lógica de mudanças rápidas, respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade, com foco no cliente.

O objetivo final é melhorar a performance da empresa, tornando-a mais enxuta, eficiente e produtiva, sem nunca perder o seu posicionamento e o foco nos seus clientes. A transformação digital é um forte desafio ao nível da gestão, muito mais do que apenas marketing ou tecnologia.